domingo, 1 de março de 2015

SEMANA DA INTERNET SEGURA 2015 na BE


Tendo como objetivo a Segurança e a Prevenção na utilização da Internet e coincidindo com o “Dia Internet Mais Segura” promovido, este ano, pelo Centro Internet Segura, no dia 10 de fevereiro de 2015, o professor Nuno Sousa que leciona TIC (disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação), em parceria com a Biblioteca Escolar, realizou sessões se sensibilização e de esclarecimento (nos dias 10, 11 e 12) sobre os perigos/riscos do uso indevido da Internet, tendo como destinatários as turmas do 5º ano de escolaridade.
Os esclarecimentos foram ainda fundamentados com o visionamento de vídeos elucidativos dos “perigos” que podem ocorrer, caso não sejam tomadas as devidas precauções, transmitindo-se também conselhos úteis sobre defesa e apoios disponíveis. Durante a sessão os alunos colocaram questões pertinentes e com certeza ficaram mais conscientes do uso seguro e responsável da Internet.
Para apoiar esta iniciativa, a Biblioteca Escolar elaborou um painel sobre a temática, expondo tiras da banda desenhada (disponibilizadas no site da internet segura) que abordavam os tópicos: “Pensar Antes de Publicar”; “Regras”; “Proteção de dados”; “Facebook”; “Sair do Facebook”; “Copiar e Colar” e “Cyberbulling”. Assim, através da banda desenhada, que cativa os alunos por ser uma narrativa que conjuga texto e imagens, os alunos captaram o que devem fazer nas redes sociais de forma a terem um comportamento seguro online.
Foi também divulgado o site http://www.internetsegura.pt/ que deve ser visitado uma vez que, para além de abordar as regras a seguir para navegar com segurança na Internet, apresenta jogos e atividades muito interessantes.
Liga-te, mas em segurança!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas



Sem comentários:

Enviar um comentário