quinta-feira, 19 de março de 2015

Agência “Fiasco Total, Ldª” … na BE
Projeto “NEWTON gostava de ler!” – Módulo “Pós sob investigação…”

No âmbito do Projeto “NEWTON gostava de ler!”realizou-se, no espaço da biblioteca, mais uma sessão da 3ª série - módulo II: “Pós sob investigação…” para os alunos da turma 8ºA, solicitada pela professora de Ciências Naturais, Berta Bagorro, que com regularidade, articula o currículo com atividades promovidas pela Biblioteca Escolar, realizando um  trabalho colaborativo visando integrar saberes, atividades e projetos, dando sentido às aprendizagens.
Na 1ª parte da sessão, a profª bibliotecária, apresentou o livro infantojuvenil ilustrado,“Timmy Fiasco: sempre a Meter Água”, de Stephan Pastis, lendo excertos que cativaram pela forma estrambólica com que o protagonista, Timmy Fiasco, fundador, presidente e administrador da agência de detetives “Fiasco Total, Lda”, investigava os factos e as circunstâncias, em que ocorreram os “crimes”.



Na parte experimental, a profª bibliotecária começou por apresentar os “suspeitos” do assalto a um banco, em Sintra, nomeadamente: Carolina Reis Alves; David Figueiredo Costa; Diogo Filipe Viegas; Pedro Afonso Passos e Rita Pinto Magalhães o que causou surpresa e risos! Foram lidos os depoimentos prestados pelos “suspeitos” como álibis e após a realização dos testes químicos (da solubilidade em água; do iodo; da reação com vinagre; do pH e do cobre) confirmou-se que a “suspeita” Rita Pinto Magalhães era a “criminosa”, pois o seu álibi não correspondia ao composto que afirmou ter em sua posse. Claro que a hilaridade foi contagiante!
A realização dos testes químicos originou expetativa e surpreendeu os participantes. Mais uma vez a BE funcionou como um “laboratório” e aliou a leitura à ciência!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário