quarta-feira, 19 de março de 2014


“Voltas e Revoltas da República” na BE

 
O grupo de História e Geografia de Portugal, conhecedor que uma dramatização teatral interativa é sinónimo de uma aula didaticamente apelativa, proporcionou mais um desses momentos, na biblioteca escolar, com a representação da peça “Voltas e Revoltas da República” pelo grupo animação  Espantástico,  que envolveu todas as turmas do 6º ano de escolaridade.

Foi com enorme satisfação que os alunos, nos dias 26, 27 e 28 fevereiro, puderam compreender as causas que levaram ao regicídio do rei D. Carlos I e do seu filho primogénito D. Luís Filipe e à implantação da República. Tiveram ainda a oportunidade de “conhecer” o general Óscar Carmona e contracenaram com os atores do grupo teatral: uns, tornaram-se representantes do povo português, outros encarnaram o papel de deputados no Parlamento (poder legislativo) e outros fizeram de Juízes (poder judicial), levando-os a ter a perceção da separação de poderes redigidos na Constituição Republicana de 1911.
Cantaram o hino nacional, e através do lançamento de bolas “derrubaram” os oito presidentes da República, que existiram entre 1910 e 1026, que não puderam executar as medidas necessárias ao desenvolvimento do país e solucionar os problemas económicos e sociais.
No final da sessão tiveram ainda o privilégio de receber um Certificado de presença passado pelo “próprio” Óscar Carmona!
Desta forma, os alunos participarem ativamente nesta atividade, que atingiu, sem dúvida, o seu principal objetivo: a compreensão e a aprendizagem de factos históricos de uma forma lúdica.
Como testemunho do entusiasmo que se gerou nas 9 sessões, publicamos algumas das fotos!

Click to play this Smilebox slideshow
 
 
Parabéns ao Grupo de HGP por mais uma iniciativa estimulante!

 Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário