terça-feira, 21 de junho de 2011

“Um Fim de Tarde com a Magia da Matemática”
&
“Venha Passar um Serão Connosco!”


Pelas 19.00h, do dia 14 de Junho, houve um corrupio de pais, encarregados de educação e alunos que responderam ao desafio lançado pelo grupo de Matemática e quiseram demonstrar as suas potencialidades no Campeonato de cálculo matemático, que englobava o “Jogo do 24” e outras actividades matemáticas.

Após este momento lúdico e de aprendizagem deu-se início, no polivalente da escola, pelas 21.00h, ao Serão, dinamizado pela Biblioteca Escolar em estreita parceria com as professoras Anabela Carlos (directora de turma do 5ºC) e Anabela Monteiro (directora de turma do 5ºB), que prestigiaram este momento com as dramatizações das suas turmas.

Após a saudação de boas-vindas pela professora bibliotecária, entrou em palco a turma 5ºC, que apresentou a peça Um segredo bem guardado, em que a fábula “A Raposa e o Lobo”, ganhou uma nova roupagem. Seguiu-se um momento de poesia, com a apresentação do poema Perdidamente, de Florbela Espanca, declamado pela expressiva professora Antonieta Almeida, com acompanhamento musical da professora Joana Pedro. Novamente, em palco, a turma 5ºC cantou e tocou a canção Flamingo, que criou aquando da visita do escritor Augusto Carlos, durante a Semana da Leitura; surpreendeu ainda a sua Directora de Turma, que era aniversariante, e cantou uma canção, composta pela professora Joana Pedro.



Passou-se então para a representação da peça A Flor de Lótus, pela turma 5ºB que encantou pela expressividade e dicção e pelos originais fatos elaborados pela professora Ana Spencer. Sem querer fazer futurologia prevejo que estes pequenos actores ainda darão muito que falar! Para a Directora de Turma os nossos parabéns pelo empenho e trabalho demonstrados que só foi possível graças aos ensaios realizados em Estudo Acompanhado, com a colaboração da professora Sílvia Guedes. Como estes meninos primam pelo perfeccionismo houve ainda a colaboração do professor João Brito que lhes transmitiu algumas indicações cénicas de extrema importância e que eles absorveram com entusiasmo!

Seguidamente a professora Antonieta Almeida voltou ao palco para declamar o texto Mãe, de Eugénio Andrade e que tocou o coração dos presentes.

Surgiu então a terceira peça intitulada Ler é Viajar!, representada pela turma 7ºA, que obteve uma Menção Honrosa  no concurso “Uma Aventura Literária … 2011” (com a apresentação de 10.514 trabalhos e o envolvimento de  mais de 600 escolas do país  e do estrangeiro). As canções da “Estrela do Oceano” e da “Cegonha” compostas pela professora Joana Pedro deram o toque perfeito na representação dos alunos. Os fatos elaborados pelos professores António Santos e Filipa Góis primaram, como sempre, pela criatividade e as letras das canções tiveram a inspiração da professora Maria João Gabriel.

As dramatizações apresentadas neste Serão foram especiais pois reuniram três géneros diferentes (uma fábula, uma lenda e um conto) com adaptações feitas por mim que ao ganharem vida em palco me encheram a alma!

A todos os alunos e professores que tornaram este Serão tão especial um muito obrigado!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas



Sem comentários:

Enviar um comentário