domingo, 19 de junho de 2011

A chegada da grande festa …
“Na Rota da Índia: Goa!”



No passado dia 8 de Junho a biblioteca e o polivalente da nossa escola foram palco de múltiplas actividades que contaram com a elevada presença de alunos, pais, familiares, convidados e professores, que “encheram a alma e o espírito” de todos os presentes.

O rico e variado Programa teve início por volta das 18.30h, na biblioteca, com:


Ø  Apresentação da actividade (contextualização/profª Lígia Freitas) – decoração do espaço: exposição de saris; exposição de uma tela; painel fotográfico “Um olhar sob Goa…”; representação da janela de carepas; “mercado de especiarias”; ateliê de instrumentos; cartazes e trabalhos de alunos.


Ø  Actuação dos jograis com o poema “Rumo à Índia” – turma 5ºF (autoria profª Maria João Gabriel e direcção musical prof. Luís Brilhante);


Ø  Dramatização “A Flor de Lótus” – turma 5º B (adereços profª Ana Spencer e direcção musical prof. Emanuel Ribeiro);


Ø  Visita à exposição (trabalhos dos alunos das turmas 5ºB, 5ºC, 5ºE, 5ºF, 5ºH);


Ø  Apresentação do PowerPoint relativo aos instrumentos náuticos e a chegada à Índia – turma 5ºH.

Pelas 20.00h decorreu a visita à exposição, pelas turmas 5ºC, 5ºE, 5ºF e 5ºH e pelas 20.30h o polivalente da escola tornou-se pequeno para a grandiosa festa oriental.
O espectáculo começou com a apresentação das canções Kaiborelo Kombló Muzó – turma 5º C (direcção musical profª Joana Pedro); da canção Fulambai – turma 5ºE (direcção musical prof. Emanuel Ribeiro) e a dança “Goulim” – turma 5ºE (direcção musical grupo Suryá), que contaram com a orientação da coordenadora e directora artística Mitzy Gracias, do grupo SURYÁ, que várias vezes se deslocou à nossa escola para acompanhar e orientar os trabalhos das referidas turmas.
Depois foi a vez da actuação grandiosa do grupo SURYÁ (grupo de canto e danças tradicionais de Goa), que encantou com as suas belas vozes, acompanhadas “in loco” pelos músicos e que culminou com a graciosidade das danças das bailarinas. A beleza e o colorido das vestes trouxeram ainda mais esplendor ao espaço.
Esta actividade só foi possível graças a uma forte conjugação de esforços da professora Leonor Melo Gomes (profª dinamizadora); dos professores das turmas 5ºB, 5ºC, 5ºE, 5ºF, 5ºH; da profª bibliotecária Lígia Freitas; da profª Mª João Gabriel e dos professores António Santos e Filipa Góis na decoração da entrada do polivalente.

As assistentes operacionais Graça Moreira e Irene Matos deram também um precioso contributo na decoração do espaço da Biblioteca Escolar.
O aluno Hugo Bento, do 8ºB, prestou todo o apoio técnico e a Direcção da Escola todo o apoio a nível logístico.
Foi uma noite inesquecível e que ficará para sempre no álbum da memória de todos os que participaram e assistiram a esta magnífica festa!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas




3 comentários:

  1. Anónimo20/6/11

    São estas iniciativas e conjugação de recursos que valorizam as escolas e motivam alunos.
    Como estive presente a assistir ao evento, poderei confirmar a elevada qualidade dos trabalhos apresentados e do espectáculo proporcionado pelo Grupo SURIÁ, com a participação de alunos.
    O nivel de criatividade e a ousadia revelada constituiram factores de diferenciação importantes para quebrar a rotina habitual existente na maioria das nossas escolas.
    O principio da valoriozação pedagógica, em detrimento da burocracia dos papéis, contribuiu para a auto estima de professores e alunos.
    Estão todos de parabéns. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21/6/11

    Parabéns pelo belo trabalho e força de vontade!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21/6/11

    Uma actividade com muita criatividade! Adorei estar presente! Foram momentos mágicos. Parabéns

    ResponderEliminar