quarta-feira, 8 de maio de 2024

 Tertúlia Pedagógica “Ser Mediador”!

“Podemos acordar que se desacorda e aprender com o outro e não contra o outro.”



A tertúlia “Ser Mediador” realizada na biblioteca, no dia 30 de abril, teve um duplo objetivo: celebrar os 10 anos de mediação escolar no agrupamento e sensibilizar para o papel da mediação como técnica de negociação colaborativa na gestão e mediação de conflitos. 

Os alunos das turmas 5.ºC, 5.ºH e 6.ºG acompanhados pela docente Marta Chaves, participaram na tertúlia que se desenvolveu num formato de world café com 4 atividades (conflito: uma palavra, uma imagem, exemplos; acróstico de mediação com características e palavras-chave em torno do processo de mediação; a árvore dos valores com o convite ao desenho de árvore e escolha de top 5 valores, tendo como base uma lista de valores e o passaporte do mediador dialógico com a escolha de superpoderes do mediador). 

Ser mediador é usar os valores que norteiam as nossas ações e os superpoderes de comunicar, ser empático, assertivo e criativo na mediação entre partes em conflito, escutando sem julgar e apoiando soluções do tipo ganha-ganha. É assumir que o conflito não é necessariamente mau, pode ser uma oportunidade de crescimento e de convivência na diferença. O importante é saber estar na relação com o outro. 

Damos os parabéns à mediadora escolar do agrupamento, Joana Inácio, pela dinamização deste tipo de eventos, que estimulam nos alunos o pensamento crítico, a colaboração, a comunicação e a criatividade na exploração de uma temática.


Profª bibliotecária

Lígia Freitas


Sem comentários:

Enviar um comentário