segunda-feira, 27 de maio de 2024

 Turma do 5.ºC participa no Projeto CantarMais Liberdade

(com Ana Bacalhau e curadoria de Vitorino Salomé)



Com o projeto Cantar Mais Liberdade pretendeu-se viver e refletir os ideais do 25 de Abril nas escolas a partir da criação e composição coletiva de novas canções com cantautores em Residências Artísticas. 3 turmas de 2º ciclo em 3 escolas receberam 3 cantautores de gerações e estilos musicais diferentes e criar 3 canções.

O Agrupamento de Escolas de Agualva Mira-Sintra não podia deixar de se aliar a este projeto pelo que a turma do 5.ºC, sob orientação da professora Português, Carminda Rega, realizou a composição da letra para uma melodia original em co-autoria com a artista Ana Bacalhau denominada "Artigo Frágil" e cujo repertório musical completo do concerto final foi ensaiado sob a batuta do professor de Educação Musical Hugo Moura Vieira.

A música - e especificamente a canção - é uma forma artística de expressar sentimentos, emoções e ideias. Cantar é o meio mais imediato e íntimo de relacionamento com a música. Com a voz se fala com a voz se canta. Muitas canções marcaram o 25 de Abril e tornaram-se símbolos dos seus ideais, contando muitas histórias e muitas vezes tornando-se até na própria História.

O projeto Cantar Mais Liberdade, com curadoria do músico Vitorino Salomé, e com os músicos residentes, Ana Bacalhau, Carlos Guerreiro e João Afonso, pretendeu aliar a História da Democracia em Portugal às canções, aos processos de criação musical, às práticas artísticas e apresentações públicas, envolvendo alunos e cantautores em Residências Artísticas nas escolas em articulação com os professores das turmas.

A inserção de um artista em ambiente escolar com a proposta de criação coletiva de uma canção a partir da reflexão com os alunos sobre os ideais do 25 de Abril - Democracia, Liberdade, Desenvolvimento, Descolonização, Paz – foi a missão do projeto Cantar Mais Liberdade. O processo artístico do projeto incluiu a realização de concertos nas escolas e a gravação das canções originais e a sua inclusão na plataforma digital CantarMais www.cantarmais.pt

O Cantar Mais Liberdade culminou com um grande concerto comemorativo no Fórum Lisboa no dia 26 em maio de 2024 reunindo os produtos das Residências Artísticas e um repertório selecionado de outras canções a serem cantadas pelas crianças e os cantautores e os seus músicos.

Deixamos aqui, para os mais curiosos, uma pequena síntese, em vídeo, da Residência Artística que serviu de preparação para o referido concerto!


Texto da publicação da autoria do professor Hugo Moura Vieira.

Parabéns pela excelente iniciativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário