segunda-feira, 15 de julho de 2019

Refletir a promoção do sucesso dos alunos! 



Nos dias 8 e 9 de julho, o nosso Agrupamento foi palco das III Jornadas Pedagógicas 2019. Nos dois dias, estiveram presentes mais de 220 professores (alguns de outros agrupamentos), tendo participado nos seis workshops cerca de 150 professores e 25 assistentes operacionais.
A intervenção do sr. Secretário de Estado, Dr. João Costa, para além de ter um caráter informativo, foi bastante elucidativa quanto ao objetivo das medidas que têm vindo a ser anunciadas pelo Ministério da Educação quanto à flexibilidade e à autonomia curricular. Através de uma linguagem clara fez a sua contextualização, apresentando exemplos de algumas escolas que já adotaram esse programa. Respondeu a todas as questões colocadas de forma assertiva, sublinhando que “As escolas devem olhar para o que se aprende e não para a avaliação … não nos interessa a estatística, mas a qualidade das aprendizagens”.
A dinâmica dos painéis foi bastante interessante, sendo de referir as intervenções dos alunos do 7º1 e 8º1 e de uma encarregada de educação que teve por base a construção das aprendizagens com recurso a metodologias ativas e de uma mesa redonda que abordou a municipalização da educação.
Agradecemos ainda a presença do vice-presidente da CMS, Rui Pereira, do presidente da freguesia de Agualva e Mira Sintra, Carlos Casimiro, da diretora do Centro de Formação da NovaFoco de Sintra, Helena Santos de Castro, do diretor do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, David Sousa e do nosso Diretor, Luís Henriques, por incentivar a realização das Jornadas que possibilitam momentos de reflexão e de discussão de temáticas tendo como objetivo desenvolver uma prática pedagógica que promova o sucesso dos alunos. 

Parabéns aos intervenientes, que contribuíram para a sua concretização:
Organização – Mª José Rocha, Helena Viegas, Lizete Valente, João Brito e Carminda Rega.
Formadora – Ana Sérgio.
Dinamizadores dos workshops – Mª José Rocha, Ana Sérgio, Rosa Dias, Carla Sordo, Joana Inácio, Paula Pinto, Gina Rodrigues, Jaime Neves, Marília Pereira, Celeste Carvalho e psicóloga Mónica Silva. 
Decoração – António Santos e Filipa Góis.


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário