sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Biodiversidade da Manta Morta na BE!

No âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!” foram realizadas mais duas sessões do módulo Biodiversidade da Manta Morta, nos dias 17 e 18 de janeiro, para as turmas 8ºB e 8ºD, respetivamente.
As turmas vieram acompanhadas pela profª de Ciências Naturais, Sandra Marques, que todos os anos recorre a esta atividade, proporcionando aos seus alunos práticas pedagógicas diferenciadas que têm como objetivo enriquecer a aprendizagem de conhecimentos no âmbito das ciências naurais.
As turmas assistiram à leitura expressiva do livro “Há um Cabelo na minha Terra!” – uma história de minhocas, apoiada pelo visionamento de algumas ilustrações do livro. Seguiu-se a apresentação, em PowerPoint, de conteúdos subordinados à temática da “Biodiversidade da Manta Morta”.
Na parte experimental, os alunos puderam analisar uma amostra de manta morta e procurar seres vivos, identificando-os.
No final da atividade, os alunos receberam um folheto com a sistematização dos conteúdos curriculares transmitidos durante a sessão.



A profª bibliotecária agradece a valiosa participação da profª Sandra Marques neste tipo de atividade, realizada fora do espaço formal da sala de aula, assim como a partilha da opinião de duas alunas do 8ºB, sobre a participação na atividade, que publicamos aqui:

"Na minha opinião, esta atividade enriqueceu o meu conhecimento, pois nunca pensei que as minhocas ajudassem o meio ambiente (para além de servirem de alimento a outros animais). Adorei a pequena experiência que fizemos que, apesar de tão simples como procurar minhocas num prato cheio de terra, foi muito divertida. Gostei muito da interpretação do livro "Há um cabelo na minha terra" pela professora Lígia e achei a apresentação muito criativa e engraçada. Percebi também que na "Casa da Mãe Natureza" tudo está ligado e é como um puzzle: se retirarmos uma peça, nada fica completo, tal como as minhocas, se elas não estiverem lá não podem transformar a matéria orgânica decomposta em matéria mineral.
Em geral, achei a atividade divertida e que este tipo de acontecimentos e experiências se devem manter, pois podem ajudar a perceber melhor a matéria (qualquer uma) e podem ser apenas uma fonte de divertimento diferente das aulas normais.
PS. Amei também a goma no final."
(Joana Gonçalves, nº 13 8.ºB)

"No dia 17 de janeiro o 8.ºB foi realizar a atividade "Biodiversidade na manta morta" em parceria com a Biblioteca Escolar. Esta atividade permitiu-nos perceber a importância da biodiversidade e o papel fundamental de cada ser vivo na Terra. 
Achei que nos deu a conhecer uma nova face da vida e foi muito divertido, desde a interpretação do texto "Há um cabelo na minha terra", lido pela professora Lígia, até à atividade prática. Atividades destas valem a pena." 
(Sara Albuquerque, n.º 21 8.ºB)


Obrigada pelos testemunhos, que nos dão alento para continuar!
Obrigada também à assistente operacional da BE pelo contributo na operacionalização da atividade!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário