sábado, 5 de dezembro de 2015

 “Criar Dunas” na BE!

Mais uma vez, o espaço da biblioteca escolar, ganhou vida com a concretização de 4 sessões no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!” do Módulo VI “Criar Dunas”. Como apoio ao currículo, as professoras de Ciências Naturais Berta Bagorro e Sandra Marques agendaram com a profª bibliotecária sessões para as suas turmas, nomeadamente, 7ºA; 7ºC e 7º B; 7ºE. As sessões foram realizadas nos dias 17 e 19 de novembro, na biblioteca escolar.
No início de cada sessão, a profª bibliotecária leu alguns capítulos do livro Diógenes, de Pablo Albo, que serviram de fio condutor para a parte experimental: criar dunas!
Antes dos alunos se tornarem “agentes ativos” na atividade proposta visionaram um PowerPoint, disponibilizado pelo Centro de Ciência Viva de Sintra, relativo à temática abordada. Aprenderam que para se criar uma duna é necessário a combinação de quatro componentes: grande quantidade de areia solta (geralmente numa área de pouca vegetação); vento ou brisa que movimente os grãos de areia; uma superfície de deposição e um pequeno obstáculo (como uma pedra ou uma planta) que leve a areia a perder velocidade e a deposita.
Terminada a explicitação do processo, os alunos foram divididos em grupos: enquanto uns observavam através da lupa binocular alguns tipos de areia, para ver a sua composição, outros “construíram” dunas em que desempenharam o “papel” do vento/brisa, soprando através de palhinhas de plástico, movimentando a areia que se encontrava depositada no Kit. Foram colocados alguns obstáculos em cima da areia (pedrinhas, plantas, paus…) criando condições de adesão, do lado em que o vento sopra e de proteção, do lado oposto, permitindo que a areia transportada pelo vento se junte, criando uma pequena cumulação de areia, que com a persistência do vento na mesma direção, acaba por formar uma duna!


O entusiasmo foi evidente! As atividades educativas fora do espaço formal da sala de aula constituem, sem dúvida, um recurso que proporciona uma transmissão de conhecimentos de maneira descontraída do conteúdo do ensino de ciências!
A profª bibliotecária agradece a colaboração das professoras Berta e Sandra que recorrem a formas de ensino inovadoras e compreendem a importância de uma aula diferenciada!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário