terça-feira, 26 de maio de 2015

“3,2,1 … lançar sonda na Biblioteca!”



No dia 14 de maio, a BE voltou a transformar-se num espaço ativo em que a Leitura e a Ciência se complementam, em prol de um objetivo: realização do módulo V “3,2,1 … lançar sonda na biblioteca!” – no âmbito do Projeto “NEWTON gostava de ler!”.
Quando a turma 5ºC, entrou no espaço da biblioteca, depararam com um ambiente em que as estrelas, planetas, astrónomo e “Loja do Newton” despertou, de imediato, a curiosidade.
Em cima das mesas dos quatro grupos estavam colocadas 10 ilustrações, títulos de poemas e “definições científicas dos títulos”.
Tendo como apoio, a projeção de um slideshare (realizado pela profª Carla Sordo) subordinado à ciência natural da Astronomia, a profª bibliotecária leu dez poemas (Vaivém; A Madalena; Receita para fazer uma estrela; Sírio; Buracos Negros; Supernova; Pó de Estrelas; Um dia; o Universo e o Astrónomo) do livro “Pó de Estrelas”, de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas. A cada leitura, os grupos tiveram que associar e juntar as três peças referidas e no final efetuaram a correção de todos os poemas lidos.
Seguidamente, os simpáticos Monitores do Centro Ciência Viva de Sintra dinamizaram a parte experimental, explorando conteúdos científicos: sistema solar, estrelas, cometas, abordando o avanço tecnológico das missões espaciais e das naves. Todas as explicações foram documentadas com imagens e com a projeção de um vídeo que cativou o interesse dos alunos.

Click to play this Smilebox slideshow


A atividade prática consistiu em projetar e construir um sistema de “aterragem” que protegesse a sonda espacial (um ovo) do embate com o solo. Esta deveria sobreviver a uma queda, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão os alunos tiveram à sua disposição, na “Loja do Newton”, um conjunto de materiais e um crédito financeiro para os adquirir, com o limite máximo de 50 milhões de euros.
Devido ao adiantado da hora já não foi possível a construção da sonda, mas a animação e a curiosidade era tão eminente que a concretização do projeto ficou agendada para o dia seguinte, com a colaboração da diretora da turma, profª Gracinda Mateus.
A profª bibliotecária agradece à profª Carla Sordo e à assistente operacional da BE, Irene Matos, o apoio na elaboração do cenário e do “miminho” oferecido (uma estrela dourada com “pó de estrelas”)!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário