segunda-feira, 18 de maio de 2015

Enigmatemático … na BE


No âmbito do Projeto “NEWTON gostava de ler!”, a biblioteca escolar tornou-se novamente num espaço onde a leitura e a ciência estiveram associadas na realização do Módulo III – 3ª série, subordinado à temática Enigmatemático.

Este módulo tem como objetivo provar que a Matemática exige saber ler e interpretar e que toda a leitura exige atitude matemática, pois somamos letras e enquanto lemos são constantes o raciocínio, as associações, as deduções, a imaginação e a criatividade, fatores essenciais também a um bom matemático. Matemática e Leitura partilham processos e operações!



No dia 28 de abril, os alunos da turma C, do 5º ano, assistiram à sessão iniciada com a leitura do livro “Cinco histórias ao telefone”, de Gianni Rodari, efetuada pela profª bibliotecária. As histórias convidaram a um uso muito concreto da Matemática, uma vez que estavam relacionadas com números, registos, operações e cálculos matemáticos.
Previamente, a profª Lígia Freitas solicitou aos alunos que anotassem, durante a leitura, todas as referências numéricas, pois posteriormente seriam colocadas questões sobre as mesmas. As histórias “A mulher que contava os espirros”; “Passei com mais dois”; “Abaixo o nove” e “Inventando números” foram escutadas com muita atenção para poderem demonstrar a sua agilidade matemática!
A última história “Inventando números” obrigou à máxima atenção, gerando boa disposição, em que participaram numa lengalenga matemática “louca” que exigiu cálculo matemático e rima!
Na parte experimental, os alunos apoiados pela monitora do Centro de Ciência Viva de Sintra, solucionarem vários desafios, nomeadamente: “A joaninha e o comboio”; “Família de frutas”; “As casas da minha rua”; “Caracol” e “Reféns”, que exigiram cálculo, astúcia, lógica, dedução, associação e interpretação!
Foi com enorme satisfação que observamos os nossos pequenos “matemáticos” motivados e entusiasmados!

Mais uma vez o objetivo foi alcançado com sucesso! Muitos parabéns!


Profª bibliotecária

Lígia Freitas



Sem comentários:

Enviar um comentário