sexta-feira, 1 de junho de 2012


 À Descoberta do Mar…

Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu”.

                                                                                        Fernando Pessoa

Partilhando desta convicção, de que o mar não é um obstáculo, mas um caminho, a professora Leonor Gomes dinamizou o Projeto “À Descoberta Do Mar”.
Para dar início à viagem formou uma “tripulação"!

Recrutou “marinheiros”(professores das turmas 5ºD, 6ºB, 6ºC, 6ºE, 6ºF e 6ºH, professora bibliotecária e professor Eduardo Ribeiro), “grumetes” (alunos dessas turmas) e até convidou o Almirante Fernando de Melo Gomes, para efetuar uma palestra sobre a temática do Mar, valorizando ainda mais esta iniciativa.
Os “grumetes” e os “marinheiros” conscientes da importância desta viagem realizaram cartazes, trabalhos de pesquisa e utilizaram a dança e a dramatização para chamar a atenção das pessoas para a riqueza que o mar oferece!
Assim, na semana de 21 a 26 de maio, quem passou pela biblioteca deparou, logo à entrada, com a representação do navio Sagres, de autoria da AO Graça Moreira e com um painel multicolor da fauna marítima elaborado pela AO Irene Matos. A exposição dos trabalhos das turmas no espaço da BE, aliada à decoração de cariz náutico, era ainda realçada pela exposição singular de saris (provenientes de Goa e das cores do mar) que deslumbrou os utilizadores deste espaço! Estava criado o ambiente propício para o desenrolar da viagem que teve o seu grandioso momento, no dia 23, com a receção ao Almirante Fernando de Melo Gomes, que com os seus excelentes conhecimentos e experiência falou sobre a temática do projeto. Os representantes dos pais das turmas, alunos, professores envolvidos no projeto, Direção e convidados especiais tiveram o privilégio de ouvir quem bem sabe da arte de marear.
Click to play this Smilebox slideshow
Depois a viagem rumou ao polivalente com a fadista Liliana Martins; professora Joana Pedro/ turma 6ºA; turma 6ºH (dança da Madeira e leitura de um poema em português e crioulo); turma 6ºF e Jéssica do 6ºC (dança africana); canção tradicional de Goa e dança Bollyood pela turma 6ºE, ensaiada especialmente pela professora de dança Bolywood Vilma Gracias, que encantou os presentes quando dançou majestosamente este estilo de dança indiana. Seguidamente, a turma 6ºB cativou a plateia com a dramatização “O dia em que o mar desapareceu”, que só foi possível graças a um esforço conjunto de alguns professores (texto de José Fanha, com adaptação de Lígia Freitas; Hernâni Silva – música; Mª João Gabriel – letras das canções; Filipa Góis e António Santos – figurinos e Anabela Monteiro – encenação) e ao empenho e dedicação dos alunos da turma. Os pequenos atores estão de parabéns!
Click to play this Smilebox slideshow
A terminar a animação, as turmas 6ºE e 6ºF, coordenados pela professora Catarina Querido apresentaram uma dança contemporânea alusiva ao mar.

Foi uma noite mágica e memorável!
Resta-nos agradecer à professora Leonor Gomes (pelo seu espírito empreendedor), ao Almirante Fernando de Melo Gomes, à bailarina Vilma Gracias, à direção e a todos os alunos e professores envolvidos por terem proporcionado e participado nesta viagem tão enriquecedora que envolveu em ondas de encanto e alegria a DDJardo!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

1 comentário:

  1. Anónimo4/6/12

    São estas iniciativas que valorizam as Escolas, alunos e professores.
    Pelo interesse e abrangência do tema abordado, a presença do Almiramte Melo Gomes, a criatividade, a coordenação e envolvimento de uma equipa dedicada terão contribuido para o pleno reconhecimento do sucesso deste evento. Estão todos de parabéns. Bem hajam !

    ResponderEliminar