segunda-feira, 16 de abril de 2012

Luísa Ducla Soares na
DD Jardo!


Foi com enorme alegria que recebemos, no passado dia 11 de abril, a prestigiada escritora Luísa Ducla Soares, através do projeto “Os Escritores Vão à Escola”, promovido pela Divisão de Educação da CMS. A sua simpatia e jovialidade marcaram este encontro e todos os alunos e professores presentes adoraram conhecê-la ao vivo.
A nossa biblioteca, adornada para a ocasião, deu as boas-vindas através da pintura de cenários, alusivos a algumas das suas obras, elaborados pelas habilidosas assistentes operacionais Graça Moreira e Irene Matos. Logo à entrada, o rei e a princesa do livro A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, convidavam a entrar no espaço da biblioteca, que expunha um painel informativo, com a biografia da escritora, sinopses de alguns dos seus livros e entrevista que davam a conhecer pormenores da sua vida. Estavam também expostos trabalhos dos alunos das turmas B, F e I do 5º ano e B e C do 6º ano.
<>
 

Click to play this Smilebox slideshow

A sessão iniciou-se com a passagem de um vídeo de homenagem “Para que servem os livros?”, criado pelos professores Mª Belém Ribeiro e Vítor Ribeiro que divulgava obras da escritora e citações sobre a importância da leitura. Seguiu-se um momento musical com a apresentação de três canções: a primeira, um poema sobre a história “Que grande furo!”, letra criada pela turma 6ºB, sob a orientação da professora Anabela Monteiro, com adaptação musical do professor Hernâni Santos; a segunda, em estilo de rap, relativa à história “Século XXVII, Cidade de Alcochete”, cantada pela turma 6ºD e dirigida pela professora Aida Figueira, com letra da professora Mª João Gabriel. A terceira, também em estilo rap, baseada no livro “A Arca de Noé”, cantada e tocada pelos alunos do 5ºI, sob a coordenação da professora Joana Pedro. A professora Ana Luísa Alves apresentou o jornal “Olimpíadas da Poesia”, elaborado pela turma 5ºE, a partir do jogo lúdico criado para apoiar, em sala de aula, a exploração da obra “Poemas da Mentira e da Verdade”, que foi complementado com a leitura de vários poemas escritos pelos alunos da turma.
Após este momento estabeleceu-se um interessante e curioso diálogo que permitiu descobrir ainda mais a pessoa que está por detrás da escritora e que surpreendeu pela espontaneidade e cordialidade!
Por fim, os alunos das turmas 5ºI e 5ºJ leram alguns poemas que escreveram sob a orientação da professora Sandra Martins.
A finalizar houve uma sessão de autógrafos que tornou os livros comprados na Feira de Autor ainda mais especiais!
A profª Lígia Freitas ofereceu um álbum com fotos da atividade como recordação da presença na nossa escola e a Direção um vaso com uma orquídea exótica que traduz a delicadeza e graciosidade e que pretendeu representar o amor, a beleza, o requinte e a força que a Luísa Ducla Soares nos transmitiu!
Um muito obrigado!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário