sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ViVer o Livro! – Hora do Conto


 A Hora do Conto é já um projeto continuado da nossa Biblioteca Escolar dinamizado pelas professoras Antonieta Almeida e Lígia Freitas. Este projeto insere-se nas atividades que pretendem promover a leitura e o hábito pela mesma. As sessões são realizadas regularmente, com o intuito de formar leitores e de fazer com que estes adquiram o hábito e gosto pela leitura, tornando o leitor num sujeito ativo.

Nos meses de outubro e novembro o livro divulgado foi Rãs, Príncipes e Feiticeiros, de Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada, no mês de dezembro as histórias apresentadas foram O Natal da Bruxas, de Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada e O Tomás, que não acreditava no Pai Natal, de Isabel Stilwell.

Para apoiar a apresentação dos livros/histórias pudemos ainda contar com a preciosa colaboração da assistente operacional Graça Moreira, na execução dos cenários.

Até ao momento realizaram-se 11 sessões, envolvendo as turmas C, D, E, F, G, M e N do 5º ano e D, E, F e L do 6º ano.

A leitura do primeiro livro foi complementada com guião de leitura. As sessões relativas à apresentação da história Os Amores de Uirapuru, o pássaro vermelho, foram apoiadas por vários recursos extraídos do YouTube, nomeadamente, “A Lenda do Uirapuru”, “A Canção do Uirapuru” e ainda pela observação e exploração de um slideshow em PowerPoint.

Click to play this Smilebox collage
A leitura das histórias relativas à temática do Natal foi complementada com uma ficha informativa com a estrutura do texto utilitário – a Carta.

No final das sessões foi proposto aos alunos, em regime de voluntariado, a elaboração de trabalhos que são objeto de divulgação aqui no nosso blogue e que nos têm deixado muito satisfeitos com a adesão demonstrada.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas



Sem comentários:

Enviar um comentário