domingo, 20 de novembro de 2011

Direitos das Crianças… em reflexão!

 Hoje, dia 20 de novembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança, pois em 1959, por aprovação unânime, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, onde são definidos os seus direitos e liberdades.
Esta Declaração enuncia um conjunto amplo de direitos fundamentais (civis, políticos, económicos, socais e culturais) de todas as crianças, que quando ratificada pelos Estados a que ela aderem, representa um vínculo jurídico que consiste na promoção e proteção eficaz dos Direitos e Liberdades nela consagrados.

Trata-se de um tratado internacional que foi ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo. Apenas dois países, Estados Unidos da América e Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

Consciente da importância destes Direitos e com o objetivo de promover a sua reflexão a Biblioteca Escolar elaborou um placar informativo sobre esta temática, facultou o conto Uma Aventura na Terra dos Direitos, da escritora Paula Guimarães, expôs o desdobrável Conhece os teus direitos elaborado pela Unicef e fez um apelo aos alunos, para que registem a sua opinião ou deixem um comentário, em folhas colocadas na zona da receção da biblioteca, o que pode ser efetuado até ao dia 30 de Novembro.

Após esta data divulgaremos aqui os testemunhos mais interessantes e apelativos. Até lá, passem pela biblioteca e façam “ouvir a vossa voz”!

Click to play this Smilebox scrapbook
Profª bibliotecária
Lígia Freitas


Sem comentários:

Enviar um comentário