quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As joaninhas “descobertas” à luz da ciência!
No prosseguimento da atividade aqui por nós divulgada com o título “O PNL nas turmas 5ºB e 5ºF” tivemos a apresentação de mais trabalhos, elaborados pelos alunos da turma 5ºB, na disciplina de Ciências Natureza, sob a orientação da professora Rute Gomes. Esses trabalhos de pesquisa foram realizados no âmbito da agricultura biológica e recolha de informação relativa à joaninha: sua alimentação, habitat, forma e revestimento do corpo, aspeto cromático, deslocação, forma de reprodução e hibernação.

Após esta interessante pesquisa os alunos puderam responder à questão “As joaninhas são amigas da agricultura?” e aprenderam que muitas espécies de joaninhas são utilizadas para controlar as pestes, porque são vorazes devoradoras de pulgões, diminuindo assim o uso de pesticidas ou outros químicos prejudiciais ao ambiente.

Click to play this Smilebox collage
É com satisfação que divulgamos estes trabalhos, que surgiram da articulação entre a disciplina de Língua Portuguesa, com a exploração da obra O Rebanho perdeu as Asas e a disciplina de Ciências da Natureza, com o estudo e pesquisa do inseto “joaninha”.

Parabéns aos professores e aos alunos envolvidos na atividade!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário