segunda-feira, 29 de abril de 2024

 Encontro Geracional




No dia 24 ao fim da tarde, ainda houve tempo para um momento mais intimista na BE, proporcionado pelo Gabinete de Apoio à Família, nas pessoas da Educadora Social Juliana Oliveira e da Dra. Patrícia Matos, Psicóloga Escolar. Este "Encontro Geracional" surgiu da vontade de conversar sobre o Antes e o Depois de Abril de 74 sob o ponto de vista da família e do seu dia-a-dia, dando a conhecer aos mais novos aqueles aspetos mais "negros" da vida em Portugal sob o jugo da ditadura.



No painel de convidados estavam uma aluna da DDJ com a sua mãe e a sua avó, que reside em Agualva Cacém desde tenra idade e aí viveu durante o Estado Novo; um professor que vivia em Angola na altura da Revolução dos Cravos; e uma assistente operacional que viveu em Angola e em Moçambique também durante o período colonial.

Foi uma conversa amena, intimista e muito interessante, orientada pelo professor João Brito e uma aluna sua, conversa esta que não deixou de estar aberta aos comentários e aos testemunhos de membros da assistência. Partilharam-se vivências, com alguma nostalgia, mas acima de tudo com a alegria de saber que a liberdade conquistada, "apesar de não ser perfeita, é infinitamente melhor que qualquer ditadura".


A equipa da BE


Sem comentários:

Enviar um comentário