terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dia da Não Violência e da Paz

A Biblioteca Escolar em parceria com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica assinalou, no dia 30 de janeiro, o “Dia Internacional da Não violência e da Paz”, com o objetivo de alertar a comunidade escolar para valores como o respeito, direitos humanos, a cooperação, a solidariedade, a não- violência e a paz.



O dia 30 de janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não-violência, em homenagem a Mohandas K. Gandhi cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948. Gandhi, também chamado Mahatma (que significa "grande alma", "alma iluminada") é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Como forma de luta, organizou manifestações pacíficas, como diálogos, testemunhos, petições, marchas, jejuns, greves de fome, orações e cooperação com os mais oprimidos. A não-cooperação foi efetuada por meio de boicote sistemático aos produtos ingleses e da recusa em colaborar com um regime ou com um sistema considerado injusto.
Gandhi teve grande influência entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia. No entanto, a tensão entre os dois grupos era enorme e resultou no surgimento do Paquistão, país de maioria muçulmana. Foi por tentar unificar hindus e muçulmanos que Gandhi acabou por ser assassinado por um hinduísta radical.
Apesar de ter sido indicado cinco vezes, entre 1937 e 1948, Gandhi nunca recebeu o prémio Nobel da Paz. No entanto, décadas depois, o comité organizador do prémio reconheceu o seu mérito na defesa destes valores. Quando o Dalai Lama (Tenzin Gyatso) recebeu o Nobel, em 1989, o presidente do comité disse que o prémio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi".
A BE elaborou um painel divulgando frases sobre a Paz de autoria de diversas individualidades como: Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr, Dalai Lama, Sathya Sai Baba, Eleanor Roovelt, Winston Churchill, Albert Einstein, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Bertrand Russel, Milan Kundera, Bob Marley e Lady Gaga e cartazes relativos à temática.
Citando o Papa Francisco “A paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade”!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário