sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Uma Aventura em ... Mira-Sintra
Isabel Alçada na DDJ

No dia 4 de dezembro, a nossa escola recebeu a conhecida escritora Isabel Alçada, que cativou todos os participantes pela sua genuinidade, amabilidade e arte de comunicar!
A Biblioteca Escolar (BE) dinamizou em parceria com os professores Anabela Monteiro, António Santos, Carla Sordo, Carmen Lourenço, Célia Ribeiro, Cláudia Dourado, Filipa Góis e João Brito a receção à escritora, tendo desenvolvido diversas atividades. Algumas turmas, em contexto sala de aula, efetuaram a exploração de livros, criaram histórias sob o mote “Uma Aventura …”, elaboraram ilustrações e maquetes, que foram expostos na biblioteca.
No âmbito da ornamentação salientamos o original painel, executado pelos professores António e Filipa, que publicitava a visita da escritora; a criação inventiva e engenhosa do livro em 3D Uma Viagem ao Tempo dos Castelos e de uma biblioteca também realizada em forma tridimensional efetuada pela profª Carla Sordo e o enorme trabalho realizado pela criativa assistente operacional Graça Moreira na elaboração das personagens dos livros Uma Aventura …, que ornamentava de forma espetacular a porta da BE, assim como as pinturas alusivas aos livros A Raposa Azul e Três Fábulas, expostas no espaço da biblioteca.
No Encontro com a escritora, destacou-se a canção e a dramatização, escritos originais, da profª Carmen Lourenço, inspiradas nos livros Três Fábulas, Rãs, Príncipes e Feiticeiros e A Raposa Azul (de autoria de Isabel Alçada e de Ana Maria Magalhães) que foram apresentados pelas suas turmas, 5ºF e 5ºH. A canção teve como suporte o instrumental da canção “Não Me Toca”, de Anselmo Ralph e a letra baseou-se na fábula “A Cegonha e a Tartaruga”, do livro Três Fábulas. A dramatização contou ainda com a colaboração do prof. João Brito, na encenação da mesma.
O ritmo, o humor, a jocosidade e a imaginação/criatividade explícitos nestas duas apresentações contagiaram a plateia e cativaram a escritora Isabel Alçada, que elogiou os “artistas” e agradeceu a todos os professores/turmas/assistente operacional o trabalho desenvolvido para a sua receção, tendo logo estabelecido um aprazível diálogo com os alunos, seduzindo todos os presentes pelo entusiasmo, energia, emoção e espontaneidade criando sintonia e proximidade com o público, caraterísticas dos ótimos comunicadores. A simplicidade foi outra caraterística comum, bastante apreciada, como afirmou Leonardo da Vinci “A simplicidade é a sofisticação máxima”!
No final do Encontro seguiu-se a sessão de autógrafos onde a boa disposição da escritora continuou a encantar, pois muitos foram os livros para autografar, resultantes da venda de livros na Feira de Autor.
Click to play this Smilebox slideshow

A Direção e a BE entregaram ofertas simbólicas para demonstrarem o apreço pela sua presença.
A profª bibliotecária agradece aos professores, alunos, assistente operacional referidos e ao sr. Pedro Casais, representante escolar da Leya, que proporcionou este Encontro, e à escritora Isabel Alçada pela sua presença e por continuar a despertar/promover o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de leitores autónomos e competentes!


 Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário