sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Projeto Newton gostava de ler!” sempre a acontecer na BE!

Módulo II – 1ª série “Biodiversidade da manta morta”

No dia 23 de outubro, a professora bibliotecária, em parceria com a professora Paula Pereira, tornaram o espaço da biblioteca escolar mais dinâmico, com a realização do módulo II -“Biodiversidade da manta morta”- difundido através do Projeto Newton.
A profª Paula acompanhada pelos alunos da turma 5ºJ, a quem leciona a disciplina de Ciências Naturais, participou na atividade tendo como objetivo elevar e complementar a qualidade do seu ensino e consequentemente aumentar os conhecimentos e vivências dos seus alunos.
Ao entraram no espaço da biblioteca, a representação de uma família de minhocas (cenário), personagens principais do livro e uma réplica da sua mesa de jantar, elaborados pela AO Graça Moreira, captaram imediatamente a atenção. Constituído o enquadramento adequado à narrativa, a profª bibliotecária leu excertos do livro “Há um Cabelo na minha Terra!”– uma história de minhocas, de Gary Larson, apoiados pelo visionamento de uma apresentação em PowerPoint com ilustrações alusivos à história. Os alunos, devido à caraterística humorística de toda a narrativa, divertiram-se e compreenderam que o solo é um material terrestre de suporte de vida, que as rochas e os minerais são essenciais e que a proteção da biodiversidade animal existente na Terra é indispensável para a vida humana.
Após a leitura, seguiu-se a parte experimental, em que os alunos analisaram, com entusiasmo, várias amostras de manta morta e, com a ajuda de uma lupa de mão, procuraram seres vivos que colocaram com uma pinça numa caixa transparente, identificando-os.

No final, os alunos receberam um folheto – “Newton gostava de ler!” – Módulo II Biodiversidade da manta morta, que será explorado nas aulas de Ciências Naturais.
A profª bibliotecária agradece a colaboração da profª Paula Pereira neste tipo de atividade que se realiza, fora do espaço formal da sala de aula, na medida em que é um recurso que enriquece a aprendizagem de conhecimentos do conteúdo do ensino de ciências, proporcionando ao mesmo tempo, uma transmissão de conhecimentos de maneira descontraída e momentos de socialização, auxiliando a melhoria do rendimento escolar dos alunos. Obrigada!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário