quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal na DDJ
Boas Festas!

A BE com o objetivo de espalhar o espírito natalício ornamentou-se para receber condignamente todos os que entravam na biblioteca. Alunos, professores e funcionários, quando entravam no espaço, esboçaram um sorriso de satisfação e afirmaram:

O Natal já paira no ar ... e inspira-nos para esta quadra natalícia!
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
A BE deseja a todos Boas Festas, muita esperança e confiança no futuro!
 
 
A equipa da BE


 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013


Mural dos Direitos Humanos na BE

Em parceria com a mediadora do serviço de Mediação Escolar, professora Joana Inácio (coordenadora deste novo serviço, no nosso agrupamento) a Biblioteca Escolar acolheu com agrado a atividade proposta pela mediadora: realização de um Mural sobre os Direitos Humanos, no espaço da BE.

Esta atividade coincidiu com a celebração do Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (comemorado no dia da sua proclamação e adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 10 de dezembro de 1948) e cuja temática é abordada nas disciplinas de História, História e Geografia de Portugal, Português e na área curricular não disciplinar de Formação Cívica.

No sentido de contribuir para que os professores dessem a conhecer os direitos e motivassem os alunos a registar no Mural, uma frase inspiradora sobre um direito e/ou formas de respeitar os direitos humanos no dia-a-dia, a professora bibliotecária disponibilizou o cartaz, a Declaração dos Direitos Humanos, frases célebres de Nelson Mandela e um vídeo alusivo ao tema.

Os professores das turmas 5ºD (profª Lizete Valente); 5ºH (profª Cláudia Dourado); 6ºB (profª Lígia Freitas); 8ºA (profª Margarida Claro) e 8ºD (profª Flora Fernandes) responderam ao desafio e debateram com os seus alunos a temática proposta, promovendo, desta forma, o desenvolvimento das competências pessoais dos alunos, o pensamento construtivo e o seu espírito crítico.



Foi com enorme satisfação que vimos alunos a entrarem na BE com o intuito de registarem as suas opiniões no Mural, contribuindo para o sucesso da atividade.
Agradecemos aos professores e turmas envolvidas a sua ativa participação!
Para a professora/mediadora Joana Inácio os nossos parabéns por dinamizar atividades que proporcionam momentos de reflexão e contribuem para a formação do ser enquanto cidadão!
 A profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013


“As Crianças têm direitos”

Projeto de escrita colaborativa

 

 Em 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (documento que enuncia um conjunto de direitos fundamentais – direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais). Portugal ratificou a Convenção em 21 de setembro de 1990.
 
Desta forma, a Biblioteca Escolar, com o objetivo de promover a reflexão sobre os Direitos da Criança, dinamizou a atividade As Crianças têm direitos – Projeto de escrita colaborativa. Solicitou aos diretores de turma, professores de Português, de História e de História Geografia de Portugal que divulgassem, junto dos alunos, a atividade.
 
 
Para apoiar a abordagem deste tema a BE disponibilizou, o conto “Uma Aventura na Terra dos Direitos”, de Paula Magalhães, o desdobrável da Unicef, sobre “Os Direitos da Criança” e ainda o sítio http://escolovar.org/crianca_direitos.10.htm que apresenta uma série de materiais relativos ao Dia Mundial da Criança – Declaração e Convenção.
 
Os diretores de turma Paula Rosa (5ºI), Cláudia Dourado (5ºH), Luísa Rodrigues (5ºL) e Paula Pereira (6ºI) responderam ao apelo e participaram ativamente na atividade, com os seus alunos.
 
A profª bibliotecária agradece aos diretores de turma referidos a participação no projeto, possibilitando, desta forma, a diversificação e alargamento da formação dos seus alunos, promovendo a educação através de atividades que contribuem para a formação pessoal e social dos alunos.

A BE registou a apresentação de 76 comentários/opiniões, tendo atribuído 11 prémios.

 

            Frases premiadas:

            Para termos direitos temos de cumprir com os deveres.

                                               Xiu Ren, turma 5º I

 

As crianças têm o direito a ter privacidade e a serem respeitadas em qualquer
país, mesmo que não estejam no seu país de origem.

                                               João Cruz, turma 5º H

 

            Eu acho bem a existência da Declaração Universal dos Direitos da Criança, só é pena que não chegue a todos os cantos do Mundo.

                                               Mariana Nogueira, turma 5º H

 

            Mesmo que uma criança seja deficiente continua a ter todo o respeito.

                                               Marta Tavares, turma 5º H

 

 

            Toda a criança tem que ter amor e deve ser protegida. Tem que ter um lar, ter saúde e não ter fome. Tem que ter segurança e poder estudar. Toda a criança tem o direito a sorrir!

                                               Ana Rita Cardoso, turma 5º L

 

            Todas as crianças têm direito a ter momentos com os amigos e família. Têm direito a comer, brincar, rir, chorar e amar alguém que os ame para o resto da vida. Todas as crianças têm direito a que ninguém lhes bata e faça outro tipo de coisas como o bullying, violência doméstica, etc.

                                               Bruna Coelho, turma 5º L

 

            As crianças devem ter os seus direitos, mas isso não quer dizer que os pais não os possam por de castigo. Também, devem ter o seu espaço e uma boa família.

                                               Iúri Duarte, turma 5º L

 

            As crianças não podem ser abandonadas pois são seres humanos.

                                               André Teixeira, turma 6º I

 

            Devemos fazer solidariedade para ajudar as crianças a terem uma vida melhor e não as deixar na rua.

                                               Leinira Cabral, turma 6ºI

 

            Todas as crianças devem ter acesso à escola para serem alguém na vida.

                                               Shelcia Álvaro, turma 6º I

 

            As crianças têm direito a serem respeitadas, mas também têm o dever de respeitar os outros.

                                               Patrícia Vicente, turma 6º I

  

 Parabéns aos alunos premiados (que receberão um certificado e um prémio) e um agradecimento a todos os que participaram no projeto!

 

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

 

 

 

  
 
 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O “Conquistador” regressa à BE!

Como já faz parte da tradição, o grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal, trouxe, mais uma vez, o grupo de teatro Espantástico à biblioteca escolar, que dinamizou a atividade “O Conquistador”, nos dias 9, 10 e 11, dirigido aos alunos do 5º ano de escolaridade.

Esta atividade de animação pedagógica cativou os alunos, pois para além de transmitir conhecimentos históricos sobre a forma como D. Afonso Henriques tornou o Condado Portucalense independente, possibilitou a interação dos alunos com os atores, ao longo de toda a dramatização, tornando-os parceiros ativos.

Através desta forma lúdica e educativa, os alunos relembraram factos históricos, que ficarão para sempre na sua memória!



Click to play this Smilebox slideshow
 
 
Ao dinamizar este tipo de atividades, o grupo de HGP estimula nos nossos alunos o gosto pela História do nosso país e contribui para despertar a sua curiosidade histórica.

Parabéns pela iniciativa!

 Profª bibliotecária
Lígia Freitas


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


Feira do Livro na BE!

 
De 27 de novembro a 6 de dezembro, realizou-se no espaço da BE a Feira do Livro, que teve como objetivo fundamental a promoção do livro e da leitura, pretendendo, ao mesmo tempo, estimular a leitura e alargar o número de leitores. O Grupo Leya, através do seu representante, senhor Pedro Casais, enviou uma boa seleção de livros, de variadíssimas editoras, proporcionando a sua venda a preços muito acessíveis (que se traduziu num desconto de 20%). Estiveram também à venda livros propostos nas Metas Curriculares de Português.
A sua divulgação foi feita através de cartazes (elaborados pela profª bibliotecária, em diversos locais da escola) e via correio eletrónico para as escolas básicas do 1º ciclo do agrupamento.
Relativamente à montagem da Feira do Livro, a referida professora faz questão de salientar a colaboração ativa das assistentes operacionais Carmo Pereira e Dina Frade, das professoras do 3º ciclo e das docentes Carla Sordo e Paula Fonseca na conferência das guias de consignação, para além da disponibilização dos colegas Ana Luísa Alves, Carmen Martins, Cláudia Dourado e João Brito, que tornaram exequível a abertura da Feira do Livro, na data prevista.
 A cooperação na atividade foi também demonstrada no cumprimento do escalonamento da visita das turmas à Feira do Livro.
A todos os alunos, professores e assistentes operacionais que visitarem a nossa feira o nosso agradecimento!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas