sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dia dos Namorados na BE


Esta foi uma comemoração de encher o olho! Ninguém ficou indiferente à espantosa decoração alusiva ao Dia dos Namorados, que preencheu o espaço e os olhares de todos os que passavam pelo Pavilhão A e se sentiam quase magneticamente atraídos pela mistura harmoniosa de cor e de sombra projetadas através da porta da Biblioteca.

Mais uma vez, a parceria entre os grupos de Inglês, de Francês, de Educação Tecnológica, de Educação Visual e a Biblioteca Escolar, deu mostras de grande articulação e de grande qualidade. Não só os alunos estavam extremamente motivados para a atividade, como deram mostras de grande capacidade de aprendizagem na manipulação de materiais e de técnicas diversas. O resultado esteve à vista e vários foram os que entravam e saiam para chamar colegas, instando-os a ver ou rever este ou aquele pormenor.

 
Click to play this Smilebox slideshow
 
 
Para além dos habituais corações e anjinhos, um bando de mochos invadiu a Biblioteca, arrancando exlamações de delícia e acompanhando um "Message Board", que convidava à inspiração e à criatividade ao permitir escrever pequenas mensagens de amor e de amizade in loco.
A já habitual exposição dos Lenços dos Namorados, elaborados pelos alunos de 9º ano, completou a decoração e levou-a "às alturas". 
 
Click to play this Smilebox photo album
 
 No dia 14, o Dia dos Namorados, propriamente dito, dois carteiros muito especiais levaram postais e pequenas missivas (deixadas no marco do correio da BE) aos seus destinatários. De sala em sala, foram distribuindo mensagens, deixando sorrisos e cultivando a amizade.

 
 
 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


“Os Amores de Uirapuru” contados ao 3º ano da EB1 nº2 de Mira Sintra
 
No dia 14 de fevereiro, a Biblioteca Escolar recebeu duas turmas de 3º ano, da Escola Básica do 1º Ciclo nº2 de Mira Sintra (que fica mesmo pertinho da nossa escola!), que se tinham inscrito na atividade “ViVer o Conto”, atividade dinamizada pela BE.
Os alunos mostraram-se interessados por participarem na atividade e vieram acompanhados pela coordenadora da escola profª Fátima Almeida e pelas suas professoras, nomeadamente: profª Mª de Lurdes Esteves que leciona a turma 3CM2 e profª Ana Rita Garcia que leciona a turma 3DM2. A profª Carmo Andrade, profª de Apoio Educativo, também assistiu à atividade.

A sessão teve início com a leitura da história “Os Amores de Uirapuru – O Pássaro Vermelho”, do livro “Rãs, Príncipes e Feiticeiros”, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, feita pela profª Antonieta Almeida.
Depois de um breve diálogo sobre a mensagem transmitida pela história, a profª bibliotecária passou um slide show com informações sobre aspetos mencionados na história e solicitou a colaboração dos alunos no preenchimento de um texto lacunar que foi projetado. Ainda puderam ouvir o canto do uirapuru e visionar um vídeo relativo à lenda sobre este pássaro. Para poderem explorar melhor a história, na sala de aula, foi distribuída uma folha informativa, com uma proposta de ilustração.
 
E, como era o Dia dos Namorados, os alunos e professoras receberam um miminho alusivo à temática desse dia, que foi elaborado pela incansável AO Graça Moreira.

Esperamos que tenham gostado! E para comprovar o bom ambiente estabelecido divulgamos aqui as fotos, para mais tarde recordar!

Click to play this Smilebox greeting
 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Atividades no âmbito da Internet Segura

 
As comemorações da Internet Segura 2013 decorreram em todo o território nacional, de 4 a 16 de fevereiro, sendo o dia 5 de fevereiro designado para celebrar o Dia da Internet Segura.
O Dia da Internet Segura (SID) é coordenado pelo Centro Internet Segura e ocorre em fevereiro de cada ano tendo como grande objetivo promover uma utilização mais segura, inclusiva e mais responsável, das tecnologias on-line e telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo.
O tema aglutinador “Os Direitos e Deveres na Internet” teve este ano o apelativo slogan “Liga-te Mas com Respeitinho”.

 A BE, ciente da importância desta temática, ligou-se a esta iniciativa e promoveu juntamente com o coordenador de TIC, professor Nuno Sousa, algumas atividades de debate e reflexão. O referido professor realizou sessões na BE, dirigidas a todas as turmas do 5º ano, mostrando uma apresentação em PowerPoint e vídeos que retratam situações que ocorrem no quotidiano e que põem em causa a segurança do utilizador da Net.
 
Click to play this Smilebox slideshow
 
 
A profª bibliotecária elaborou materiais que disponibilizou (folheto informativo, poster com imagens dirigidas ao 2º ciclo e ao 3º ciclo) aos diretores de turma, para poderem utilizar nas aulas, apoiando a abordagem desta temática.
O professor Carlos Vaz realizou, na BE, sessões dirigidas às suas turmas, abordando este problema e utilizando materiais que ele próprio selecionou.
A profª bibliotecária agradece o apoio da coordenadora dos diretores de turma do 2º ciclo, profª Anabela Monteiro, de todos os diretores de turma que se juntaram a esta iniciativa e ao prof. Nuno Sousa pela realização das inúmeras sessões. A criação de momentos de debate e de reflexão, como os que foram realizados, desempenham um papel muito importante na promoção entre os jovens de uma utilização segura da Internet!

 Profª bibliotecária
Lígia Freitas

 
O conhecimento histórico compensa!
 
O Grupo de História e Geografia de Portugal contactou o Grupo de Teatro “Espantástico” para atuar na nossa escola, em dezembro, com a exibição da peça “O Conquistador”, dirigida aos alunos do 5º ano de escolaridade (ver artigo blogue).
Atenciosamente, o Grupo “Espantástico” ofereceu ao grupo de HGP uma sessão gratuita referente a um outro tema histórico - “A Revolução de 1383-1385” - a realizar no início do 2º período, e que ocorreu na Biblioteca Escolar no dia 31 de janeiro.
 


Como era impossível envolver todos os alunos, o grupo de HGP resolveu optar pelo critério de premiar os alunos do 5º ano que obtiveram nível 5 na avaliação final do 1º período. Ao tomar esta decisão, quis-se recompensar o estudo, o empenho, a aprendizagem e o conhecimento histórico revelado pelos alunos que reuniam este requisito.
 


 Parabéns aos alunos selecionados que desfrutaram desta atividade, motivando-os ainda mais para o tema apresentado e que será abordado nas próximas aulas.
O grupo de HGP agradece ao Grupo “Espantástico” a oferta e espera que a parceria pedagógica continue a ser mantida!
 
Grupo de HGP

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


"Newton gostava de ler!"

Módulo III – “As palavras também têm pH”
 
A 3ª sessão do projeto “Newton gostava de ler!”, relativa à temática “As palavras também têm pH” captou imediatamente, a curiosidade dos alunos do 5ºB, que ao avistaram uma mesa posta com alguns materiais, uma jarra com rosas vermelhas começaram logo a tentar adivinhar o assunto que seria apresentado. Ao lado, um colorido cenário, elaborado pela AO Graça Moreira, dava o mote para a leitura do livro exposto “As coisas mais belas do mundo", de Valter Hugo Mãe.

A sessão iniciou-se com a leitura, efetuada pela profª Lígia Freitas, de excertos do livro, que relata a história de um menino que, desafiado pelo avô, através de enigmas, perguntas e respostas, procura conhecer os mistérios da vida. Quando o avô lhe pergunta “Quais são para ti as coisas mais belas do mundo?” o menino responde que são as coisas que se vêem, como as estrelas, o mar, o pôr-do-sol, o sítio onde vivem (Curral das Freiras – na Madeira), a lua, o sol, as nuvens, a chuva, os peixes, o circo … então, o avô questiona se não serão os sentimentos, as coisas invisíveis, aquelas que pensamos, sentimos os sonhamos, como a amizade, a honestidade, o saber respeitar, a generosidade, o amor, o ser fiel e o ser educado!

A grande mensagem deste livro é “A cada um de nós cabe fazer um esforço para ser melhor, fazer melhor, cuidar melhor de nós próprios e dos outros. A cada um cabe a obrigação de cuidar do mundo, porque o mundo é um condomínio enorme onde todos temos casa (…) não devemos ficar parados à espera que algo aconteça. A magia (…) vem da possibilidade de fazermos acontecer. Para que nunca se esqueçam desta mensagem foi distribuído aos alunos um cartão com a frase “Eu prometo viver procurando”, que eles assinaram e que guardarão consigo, para se lembrarem deste compromisso.
Depois veio a parte experimental onde puderam identificar os constituintes de uma flor, extrair de uma flor um indicador natural de pH e testar o carácter ácido e básico de algumas substâncias do dia-a-dia. Cortaram as pétalas de rosa que maceraram num almofariz, adicionando um pouco de álcool etílico e filtraram o extrato obtido. Numeraram 9 tubos de ensaio, de 1 a 7, colocaram um pouco de água e adicionaram as seguintes substâncias: vinagre, ácido bórico, sal de cozinha, bicarbonato de sódio, limpa-vidros, anti-calcário e desentupidor de canos. A partir das observações experimentais os alunos ordenaram os produtos fornecidos de acordo com a sua acidez, do mais ácido para o mais básico.
Seguidamente, substituíram as pétalas da rosa pelas sépalas (parte verde), efetuaram a sua maceração, originando um extrato de cor verde, devido à presença de clorofila, que é o pigmento fundamental no processo de fotossíntese. Colocaram um pouco de água e adicionaram um pouco do extrato obtido nos tubos de ensaio, com o nº 8 e 9. Quando adicionaram vinagre e limpa-vidros, nestes tubos de ensaio, os alunos verificaram que não ocorreram alterações de cor. A partir destes resultados os alunos verificaram que a clorofila não funciona como indicador de pH.

No final preencheram uma Tabela de Registo e receberam um folheto informativo sobre esta temática, elaborado pela profª bibliotecária, para consolidarem os conhecimentos obtidos na 3ª sessão do Projeto Newton, que continua a surpreender e a maravilhar!

Click to play this Smilebox scrapbook
 
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas