Mostrar mensagens com a etiqueta atividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta atividades. Mostrar todas as mensagens

sábado, 13 de outubro de 2018

“Saber comer é saber viver” 
Vem conhecer as nossas receitas saudáveis!


A educação alimentar é uma das preocupações da escola, a quem compete criar espaços e momentos que permitam desenvolver nas crianças e jovens o gosto por esta temática. A BE já está a postos para comemorar o Dia Mundial da Alimentação apresentando receitas saudáveis, informações sobre a nova Roda dos Alimentos, porções, dieta mediterrânica, prática de exercício físico e controle de peso.

Os alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais enriqueceram esta iniciativa com a elaboração do apelativo painel “Somos o que Comemos”.
 No dia 16 de outubro, a BE, em articulação com alguns professores de Ciências Naturais, Português, Inglês e com a SAEF, realizará várias atividades para comemorar o Dia Mundial da Alimentação.

A BE agradece à AO Margarida Morais o toque criativo no “fabrico” dos encantadores legumes e frutos que geram um colorido atrativo ao painel informativo!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 29 de junho de 2018


Projeto “Articular … para Incluir!”
Promoção da cidadania global



No âmbito da iniciativa “A Maior Lição do Mundo” promovida pela UNICEF e pela DGE, a BE numa ação conjunta com os professores da Sala de Atividades Educativas Funcionais e com o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual, criou o Projeto “Articular … para Incluir!”.

Os alunos da SAEF participaram na sessão “Cristaliza esta ideia!” no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!” e visionaram um PowerPoint elaborado pela profª Berta Bagorro sob a temática “Medidas de Promoção da Saúde”.

Após estas sessões, os alunos foram sensibilizados para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 fixados pela ONU, tendo selecionado como núcleo do seu trabalho, três objetivos: Vida Saudável; Água e Saneamento e Energias Renováveis. Para a concretização do trabalho realizaram atividades de pesquisa sobre os alimentos incluídos na Pirâmide Alimentar e sobre as 17 temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Orientados pela profª Sandra Marques, os alunos construíram, em cartolina, um postal em 3D da Pirâmide Alimentar e realizaram o Calendário/Postal alusivo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como marcadores de livros, utilizando materiais diversificados. Todo o trabalho realizado foi enviado para o Comité Português para a UNICEF.

É de enaltecer a motivação, o empenho e a criatividade da profª Sandra Marques, o entusiasmo e o trabalho dos alunos na realização das diferentes atividades e a colaboração das assistentes operacionais Irene Matos e Margarida Morais, assim como da profª Joana Carvalho.

A implementação do Projeto por parte das professoras Celeste Carvalho e Lígia Freitas excedeu as expetativas a nível da articulação (SAEF e PESES) e a nível do trabalho desenvolvido pelos alunos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 27 de junho de 2018


“ViVer o Conto!”
Projeto de promoção do Livro e da Leitura


 Ao longo do ano letivo, a BE desenvolveu o projeto “ViVer o Conto!”, dinamizado pelo prof. João Brito, tendo como objetivos a promoção do Livro e da Leitura. Em articulação com os professores de Português e de Cidadania, o dinamizador do pojeto realizou 22 sessões ao longo do ano letivo, envolvendo turmas do 2º e 3º ciclos.

Em cada sessão abordou a importância da leitura e a necessidade de descobrir o seu prazer, que se adquire através da compreensão dos mecanismos da escrita literária.

No 2º ciclo, apresentou vários livros e efetuou a leitura animada de alguns, cativando os participantes. No 3º ciclo, após a leitura expressiva de um poema de Eugénio de Andrade desafiou o grupo turma, disponibilizando um poema com supressões. Os alunos estimulados aperceberam-se dos valores das palavras como sonoridade/rima/ritmo/significados e metáforas. Após a partilha do sentido global do texto, os alunos ficaram agradavelmente surpreendidos com o visionamento do vídeo-canção “Manto de Água” do cantor Agir, com a participação da fadista Ana Moura. No final, efetuou-se a comparação entre as interpretações possíveis e a riqueza do texto.

Um obrigada ao prof. João Brito por desenvolver este projeto que amplia os horizontes da leitura, possibilitando o desenvolvimento imaginativo e crítico dos nossos alunos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 20 de junho de 2018


Módulo “Química em festa”


No dia 12 de junho, os alunos da turma 6ºL, quando entraram na BE para participar no módulo “Química em festa” depararam com um cenário de um jardim, onde estavam expostas as personagens do livro “Sua Senhoria, A Fada”, de Bruno Santos, assim como uma mesa real posta para o chá. Criado o ambiente propício à leitura os alunos ouviram atentamente a história e animados passaram à parte experimental confecionando, em grupo, o “bolo da caneca”, que puderam saborear gostosamente! Cada aluno levou a receita, em formato caneca e ficaram entusiasmados por poderem concretizá-la também em casa.

É de realçar a participação reiterada da profª Carla Sordo no Projeto, utilizando-o como um recurso pedagógico na sua disciplina, Português, e que em parceria com a BE criou projetos de escrita criativa para os 20 módulos que integram este projeto.

Um obrigada do coração!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 18 de junho de 2018


Módulo “Difrat’arte”
Imagens Chromadepth 3D na BE!

  Foi narrada a história “A princesa e o cérebro que sentia demais”, de Marta Condesso, com a participação ativa dos alunos na narração, que personalizaram as 5 personagens da história, através de linguagem gestual. Na parte experimental, os alunos do 5ºD, 5ºE e da Sala de Atividades Educativas Funcionais, munidos com óculos especiais, visualizaram imagens Chromadepth 3D, que foram projetadas e foi com assombro e surpresa que verificaram que as imagens adquiriam profundidades diferentes! Pintaram ainda um desenho e através do mesmo processo descobriram de novo a “magia”!


Um obrigada às professoras Ermelinda Correia, Sandra Marques e Sandra Santos pela parceria!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 17 de junho de 2018


“Bullying e a Escola”
Jogos pedagógicos do 6ºano para as turmas do 5ºano

Ao longo do ano letivo, a Mediador Escolar, Joana Inácio, desenvolveu o projeto “Bullying e a Escola” com as turmas do 6ºano de escolaridade. Optou-se por esta temática, tendo como objetivos informar, esclarecer e fomentar ações positivas na relação interpessoal, criando ainda a oportunidade de serem os alunos a falarem com os seus pares sobre esta problemática.
As turmas foram desafiadas a criar jogos pedagógicos ou atividades com o intuito de serem aplicados às turmas do 5ºano, para que a tomada de consciência da importância de agir e intervir seja fundamental, assim como a denúncia e a participação ativa de todos na resolução, quer preventiva, quer reativa.




Nos dias 11 e 13 de junho, na BE, turmas do 6ºano apresentaram as atividades que desenvolveram e aplicaram os jogos que criaram, revelando imaginação, criatividade e originalidade, envolvendo os participantes. De uma forma lúdica os alunos refletiram sobre um tema tão sério, que pode afetar emocional e fisicamente e que a todos diz respeito!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 16 de junho de 2018


Módulo “Cristaliza esta ideia!”
Chupa-chupas de cristais ... 8ºB


No âmbito do projeto "Newton gostava de ler!"a turma participou no módulo "Cristaliza esta ideia", tendo ouvido com atenção a lenda “Castigo de Sal”, do livro “Lendas do Mar” de José Jorge Letria, evidenciada através das ilustrações do livro de grandes dimensões, criado para apoiar a narrativa. Após a leitura, a profª Berta Bagorro abordou alguns temas da matéria da disciplina de Ciências Naturais, já lecionados, como a "Sustentabilidade na Terra - influência das catástrofes no equilíbrio dos ecossistemas" e a "Gestão sustentável dos recursos - gestão da água", efetuando, desta forma, a articulação com o currículo.  Na atividade experimental os alunos, em dinâmica de grupo, realizaram sais de banho. Os chupa-chupas de cristais  apesar de realizados tiveram de repousar durante 15 dias, até os cristais ficarem completamente formados.

Mais uma vez foi evidente a satisfação dos participantes, tendo o projeto cumprido os seus objetivos e funcionado como um complemento do ensino formal.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 14 de junho de 2018


Projeto “Newton gostava de ler!”
… a sintonia entre a leitura e a experimentação científica!


Uma das missões da BE é a criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos, despertando nos alunos o interesse e entusiasmo em adquirir novos saberes. O projeto “Newton gostava de ler!” associa a leitura ao conhecimento científico através da realização de pequenas experiências. A profª bibliotecária realizou 15 sessões do Projeto Newton dos módulos “Cristaliza esta ideia!”; “Difrat’arte” e “Química em Festa”. A curiosidade e o entusiasmo foram evidentes nos participantes, tendo o projeto funcionado como um complemento do ensino formal.


Módulo “Cristaliza esta ideia!”

A sessão iniciou com a apresentação da lenda “Castigo de Sal”, do livro “Lendas do Mar” de José Jorge Letria, tendo como suporte o livro ilustrativo, de grandes dimensões, elaborado para a referida narrativa. Na atividade experimental, os alunos confecionaram sais de banho utilizando produtos de custo e de replicação simples. Cada aluno levou os sais que confecionou e um marcador de livros com os procedimentos da sua realização.

As turmas participantes neste módulo foram: 5ºC, 5ºD, 5ºE, 5ºH, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºI, 6ºH, 7ºE, 8ºB e alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais.


Um agradecimento às professoras Anabela Carlos, Berta Bagorro, Carla Lopes, Ermelinda Correia, Leonor Gomes, Sandra Marques, Sandra Santos e Teresa Vieira pela parceria estabelecida!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 13 de junho de 2018


“3º encontro das Jornadas Formativas Liderar para o Sucesso Escolar”
dirigido a delegados e subdelegados de turma



No dia 12 de junho realizou-se na BE o “3º encontro das Jornadas Formativas Liderar para o Sucesso Escolar”, dirigido a delegados e subdelegados de turma, dinamizado pelo Provedor do Aluno, Jaime Neves e pela Mediadora Escolar, Joana Inácio. Numa dinâmica de “world café”, os alunos foram convidados a pensar criticamente sobre o perfil do aluno do séc. XXI, através de 3 atividades: Acróstico CIDADÃO; Perfil do Aluno (conhecimento, capacidade e atitude) e Construção de um Referencial da Escola do Futuro (disciplinas, horários, salas, avaliação e professores). A opção por esta temática adveio da emergência do novo paradigma de escola e no seguimento da discussão pública do “Perfil do Aluno Para o Século XXI”, referencial estruturante para a educação escolar.



Ao longo do ano letivo, a Provedoria do Aluno e a Mediação Escolar realizaram encontros formativos com o objetivo de informar, capacitar e mobilizar os delegados e subdelegados de turma sobre as suas competências e valências.

É de realçar a relevância deste Encontro pela metodologia de trabalho, pela pertinência das atividades e por dar voz aos alunos, fator determinante para o sucesso!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 6 de junho de 2018

“Educar para o Direito
Palestra para pais, famílias e todos os profissionais e agentes de educação


No dia 6 de junho, pelas 18.30h, a advogada Drª Paula Varandas, a convite do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do nosso agrupamento, no âmbito da Escola de Pais, dinamizou uma palestra subordinada ao tema "Educar para o Direito", destinada a pais, famílias, professores e técnicos especializados, que decorreu na biblioteca escolar.
O Projeto “Educar para o Direito”, criado pela Drª Paula Varandas, tem como objetivo fundamental contribuir para um maior esclarecimento sobre matérias de natureza criminal, nomeadamente, furto, roubo, ameaças, injúrias, violência no namoro, droga, Bullying e Cyberbullying.
Detentora de uma linguagem objetiva, assertiva e direta, sem a enunciação rebuscada de conceitos jurídicos ou de diplomas legais e recorrendo a casos concretos, com suporte em imagens, captou a atenção imediata da plateia, indo à raiz do assunto, face ao crescente número de situações, que aparentemente inconsequentes, podem gerar situações que implicam registos criminais.
Um obrigada aos pais, alunos e professores pela sua presença!
Parabéns à Drª Paula Varandas pela relevância do Projeto e um agradecimento do coração, por ter aceite o convite, apesar da sua agenda superlotada!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 3 de junho de 2018

Educar para o Direito

O GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) e o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) do nosso agrupamento convidaram a Dra. Paula Varandas para dinamizar, mais uma vez, a atividade Educar para O Direito, desta vez para pais e encarregados de educação, famílias, professores e assistentes operacionais. Será já nesta 4ªf, dia 6, na BE da DDJ.




A equipa da BE

sexta-feira, 1 de junho de 2018


Encontro com o poeta Carlos Santos!


No dia 29 de maio, o poeta Carlos Santos realizou na BE uma sessão de apresentação das suas obras poéticas, nomeadamente, CONTRA PASSOS INSANOS e SONHO (DES)FEITO para turmas do 9º ano de escolaridade.
Escreveu os primeiros poemas na adolescência, por influência do estudo de Almeida Garrett, Cesário Verde e Fernando Pessoa. A meio do seu percurso académico, abandonou a escrita, mas retomou-a recentemente por incentivo e persistência de colegas de profissão.
Os seus poemas “dão voz às angústias que afligem globalmente o país, abordando em particular o tema Educação, os reflexos e consequências das políticas educativas, bem como o estado do país e a apatia do Povo. Estas angústias e revoltas misturam-se, muitas vezes, com um sentimento de saudade a pessoas ou a um local de pertença do qual se foi expulso, gerando sentimentos de perda e de incompletude”.
Crítico, incisivo, intenso, determinado, com uma voz clara e acutilante, articulou na perfeição a linguagem e dominou a atenção dos alunos.
No final da sessão, ainda houve espaço para diálogo e uma sessão de autógrafos.
A profª bibliotecária agradece a disponibilidade e a amabilidade do poeta, que ofereceu um exemplar de cada livro à BE, possibilitando a descoberta da sua obra poética!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 31 de maio de 2018


Entrega de Prémios – XXVII CONCURSO DE LEITURA EDUARDA GALHOZ


No dia 29 de maio, integrado na atividade Encontro com o Poeta Carlos Santos, os professores João Brito e Margarida Claro, em representação do grupo de Português, realizaram, no espaço da BE, a entrega dos prémios do XXVII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz, aos alunos vencedores em língua portuguesa, inglesa e francesa. Estiveram presentes alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade, assim como alguns pais/encarregados de educação/familiares que orgulhosamente acompanharam os seus educandos nesta singela cerimónia.
O prof. João Brito, para abrilhantar este momento tão especial, leu um pequeno excerto do livro História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para projetos relacionados com a Educação para a Cidadania.
O prémio atribuído aos alunos foi um livro, para além de um diploma nominal.
Parabéns aos alunos premiados e votos que continuem a desenvolver competências no domínio da expressão oral!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 28 de maio de 2018


Poesia com Chá!



Criado o ambiente, com as canções Somewhere Over the Rainbow e Ser Poeta, cantadas e tocadas pelo prof. Henrique Machado, deu-se início ao Chá com Poemas, tendo sido partilhados poemas humorísticos, líricos, narrativos e textos em prosa, por alunos, pais/encarregados de educação e professores da escola e de outras escolas.
A leitura expressiva e a interação dos participantes inspiraram e despertaram sentimentos, pairando no ar a boa disposição.
A encerrar a atividade houve um momento de confraternização em que chá e docinhos (alguns, gentilmente trazidos pelos pais/EE) foram saboreados com prazer.
A BE agradece a todos os participantes ativos e à assistência que, uma vez mais, tornaram este momento intimista tão especial! Um agradecimento particular a alunos que já não frequentam a DDJ e às famílias que todos os anos nos brindam com a sua presença. Aos novos participantes as boas-vindas e votos que continuem a envolverem-se nesta nossa atividade.
Agradecemos ainda à Direção da escola pelo apoio logístico, à AO Margarida Tavares e às AO Margarida Morais e Teresa Machado pela decoração e por todo o apoio prestado.
Por último, um agradecimento do coração às professoras Carla Sordo, Carmen Martins e Gracinda Mateus, “fundadoras” deste evento tão peculiar!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 25 de maio de 2018


Doce decoração!


O engenho e a arte já podem ser apreciados na decoração da BE na atividade "Chá com Poemas" produzida pelas habilidosas e incansáveis assistentes operacionais Margarida Morais e Teresa Machado, que elaboraram 120 elementos decorativos (bules e chávenas) em papel cavalinho, tendo também pintado alguns em papel cenário.
Destacou-se ainda o trabalho aprimorado e criativo realizado pela AO Margarida Morais na elaboração do bule e da chávena em tecido, expostos no placar do interior da BE e da chávena, também executada em tecido apresentada no placar, posicionado no exterior da BE.



Um agradecimento do coração pelo empenho e dedicação na criação do ambiente apropriado à temática da atividade! 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 18 de maio de 2018


5ª edição "Chá com Poemas"!
Venha passar um serão diferente na nossa companhia!


A Biblioteca Escolar tem o prazer de convidar todos os pais, encarregados de educação e familiares a participarem na atividade Chá com Poemas, que se realizará no próximo dia 25 de maio, na biblioteca, às 19.00h. O único requisito é partilhar um poema, lido ou declamado com o(a) educando(a). Os interessados devem confirmar a sua presença junto do professor de Português da turma.
No final, haverá um momento de confraternização.
Garantimos um ambiente caloroso e boa disposição! Contamos com a vossa participação!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Comportamentos de Risco


O grupo de Ciências Naturais, em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo enfermeiro José Manuel Cardoso, detentor de vastos conhecimentos sobre esta temática e possuidor de uma linguagem clara e cativante, promoveu a realização de 22 sessões para as turmas de 6º ano, onde abordou comportamentos de risco referentes à sexualidade. Transmitiu conhecimentos e informações importantes sobre este tema, promovendo o sentido de responsabilização e alertando os jovens para os diversos fatores de risco.

Este tipo de atividades visa o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais elementares na formação dos jovens.

Parabéns pela iniciativa e um agradecimento especial ao enfermeiro José Manuel Cardoso pela disponibilidade, eficiência e simpatia!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 9 de maio de 2018


Comemoração do Dia da Europa


Para assinalar o “Dia da Europa”, data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de maio, o grupo de Geografia, em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizou a exposição “Comemoração do Dia da Europa”, divulgando trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano e um fato típico da Holanda. A exposição estará patente no espaço da biblioteca de 9 a 18 de maio.
Parabéns pela iniciativa, que tem como objetivos o conhecimento da identidade europeia e a compreensão dos direitos civis e políticos, promovendo nos alunos a educação para a cidadania!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 2 de maio de 2018


Ritmo e expressividade no Concurso de Leitura!

O XXVII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz envolveu os alunos do 4º ano de escolaridade das EB1 e os alunos do 2º e 3º ciclos da DDJ. Para além da leitura em língua portuguesa, os alunos também concorreram em língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e língua francesa.
Para além da leitura em língua portuguesa (do 4º ao 9º ano), o Concurso envolveu também a língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e a língua francesa (do 7º ao 9º ano).
A apresentação do concurso ficou a cargo da aluna Inês Serrinha (7ºB) e do prof. João Brito. O júri, constituído por 3 professores, 2 representantes dos alunos (2º e 3º ciclos) e 1 representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da DDJ teve a difícil tarefa de avaliar. 
Um agradecimento às professoras titulares do 4º ano, aos professores de Português e à Associação de Pais/EE pelo seu envolvimento e às assistentes operacionais da BE por todo o apoio logístico à atividade.
Parabéns a todos os alunos participantes e aos vencedores por tornarem tão especial esta festa da leitura!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas