sexta-feira, 5 de abril de 2019

“Era uma vez ... Ciência assim!" 
"Experiência Emulsionante!” 


Na Biblioteca Escolar, no dia 3 de maio, foi realizado o Módulo Experiência Emulsionante!, no âmbito do Projeto Newton gostava de ler!, solicitado pelas dedicadas professoras dos alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais e do Espaço +. 
No placar destacavam-se duas engraçadas rãs elaboradas pela AO Margarida Morais.

A história “Na tacinha das natas” foi narrada pela profª bibliotecária com a colaboração dos alunos que, ao longo da narrativa, proferiam: croak, croak… flop, flop … splash, splash.

No início da parte experimental, havia alguma desconfiança, que passou imediatamente a entusiasmo quando todos conseguiram fazer manteiga a partir das natas frescas, que foi saboreada gostosamente! 
Não foi magia … “Era uma vez … Ciência assim!”.

Parabéns às referidas professoras que procuram sempre atividades que reforçam a inclusão escolar!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Bombeiros em ação!


Ainda no dia 27, no espaço exterior da escola, três elementos pertencentes ao corpo de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém expuseram um veículo florestal de combate a incêndios, tendo explicado e exemplificado as diversas funcionalidades do veículo, as posições de combate e de proteção, que cativaram e entusiasmaram os alunos.

Um obrigado pela simpatia e por aceitarem o nosso convite de sensibilização para uma causa tão importante!
Bem hajam!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Sensibilizar para a proteção da Natureza!


Decorreu na BE uma sessão de sensibilização de preservação da natureza, para delegados e subdelegados de todas as turmas, dinamizada pelo chefe Simão, dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, com o objetivo de consciencializar os jovens para a preservação da natureza, do património florestal e da atitude de todos perante a ameaça dos incêndios. 
Na sessão, para além da projeção “Frases que obrigaram o Mundo a meditar…”, os alunos visualizaram o vídeo Earth Song, de Michael Jackson, que emocionou a assistência pela mensagem transmitida.
No final, houve um lanche de confraternização, preparado com carinho pelas AO do Bar e oferecido pela Direção.
Parabéns à AO Margarida Morais pelo empenho e talento na elaboração dos bombeiros que a todos davam as boas-vindas!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 2 de abril de 2019

O verde das florestas é o equilíbrio da vida!


No âmbito do Dia Internacional das Florestas (21 de março) e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Direção-Geral da Educação desafiou 100 escolas para abordar a temática e refletir sobre as florestas e o contributo que cada um pode dar. 
O nosso agrupamento aderiu à proposta e nas duas últimas semanas, os alunos refletiram sobre o assunto e assumiram um compromisso pessoal que foi afixado em cada sala de aula. Depois, assumiram um pacto de turma, registando-o numa flor que foi afixada na BE. Tudo culminou no dia 28 de março, com o contributo dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém que gentilmente se disponibilizaram e desenvolveram atividades na DDJ.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 1 de abril de 2019

1,2,3, CURIOSIDADES À VEZ!
Mês de março


O mês de março foi tão rico e repleto de atividades que só agora divulgamos o nosso “Jornal de … Efemérides” que divulga curiosos acontecimentos: “Publicação do célebre poema épico de Luís de Camões – “Os Lusíadas” – 1572”; “Desastre da Ponte das Barcas” que ocorreu durante a 2ª Invasão Francesa (a população, assustada, precipitou-se para uma ponte do Douro que cedeu, tendo morrido cerca de 4000 pessoas – 1809); “Morte da rainha D. Maria I, que antes de sofrer de demência, assinou tratados de paz com Espanha, manteve neutralidade noutros conflitos internacionais e impulsionou a industrialização do país. Morreu no Brasil na sequência das invasões francesas – 1816”; “Nascimento do último rei de Portugal, D. Manuel II, que foi destronado na sequência de um golpe republicano – 1908” e “Fernando Pessoa cria o heterónimo Alberto Caeiro e escreve “Guardador de Rebanhos” - 1914”.

Muitas curiosidades à espera de serem “descobertas”, tendo como objetivo ampliar o conhecimento cultural dos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 31 de março de 2019

Voltas e Revoltas da República … uma viagem ao passado!


Nos dias 25, 26 e 27 de março, o grupo de animação “Espantástico Itinerante” deu vida ao espaço da BE com a dramatização interativa da atividade pedagógica Voltas e Revoltas da República, dirigida a todas as turmas do 6º Ano. 
O grupo de História e Geografia de Portugal dinamiza esta atividade didática, que de uma forma lúdica, motiva e reforça a aprendizagem/consolidação de factos históricos (desde o regicídio do rei D.Carlos I e do seu filho primogénito D.Luís Filipe até à implantação da República). Os alunos puderam “conhecer” o Presidente Dr. Teófilo Braga, o Marechal Gomes da Costa e o sr. Ernesto (representante do povo) contracenando, com entusiasmo, com os atores do grupo teatral.
Parabéns ao grupo de HGP e aos atores António Borges e João Dacosta. 
Será sempre um prazer manter esta parceria pedagógica!

Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 30 de março de 2019

Educar para a Cidadania Ambiental!


No dia 19 de março, a entidade YouthCoop (Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania) que visa a capacitação dos jovens para que se tornem cidadãos conscientes e ativos, realizou workshops na Biblioteca Escolar, tendo abordado as temáticas Cidadania e Ambiente. Estas sessões resultaram de uma parceria estabelecida entre a YouthCoop e a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, tendo o Presidente da Junta, Carlos Miguel Casimiro, marcado presença,  intervindo na 1ª sessão. 
Em ambas as sessões participaram turmas de 6º ano que, em jeito de quebra gelo, realizaram uma “sopa de diversidade e entreajuda”.
As temáticas dos direitos humanos e a reciclagem foram exploradas pelos alunos e em trabalho de grupo/equipa, refletiram como salvaguardar os direitos e o respeito pelo ambiente.
Parabéns pela dinamização de tão importante iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 29 de março de 2019

Violência Doméstica … E depois da agressão?


No dia 21 de março, a Associação de Pais da Escola Básica D. Domingos Jardo trouxe à Biblioteca Escolar o testemunho de dois Guardas Prisionais que abordaram a temática da Violência Doméstica, tendo como objetivo levar os alunos do 3º ciclo a refletir sobre as causas que originam a violência, assim como a ação dos intervenientes e da justiça portuguesa.
Os convidados prestaram informações concretas e reais sobre o quotidiano da vida na prisão, do papel da autoridade e falaram da importância da reabilitação dos agressores e do apoio de proteção à vítima. 
Agradecemos a participação ativa da Associação de Pais e aos convidados pela pertinência do tema e por contribuírem para a formação dos nossos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 28 de março de 2019

Cria um presente original para um dia especial!


Para comemorar o Dia do Pai e no âmbito do workshop “Origami”, realizado semanalmente, pela profª Sandrine Silva, os alunos aprenderam a criar um postal original para oferecerem aos pais: um postal em forma de gravata! 
O entusiasmo foi evidente e alguns alunos ainda puderam personalizá-lo com frases, colagens e pinturas.
Vem até à Biblioteca Escolar e participa nos vários workshops: “Origami”; “Xadrez”; “Reciclagem” e “Jogos”. Temos a certeza que te vais divertir e num ambiente informal desenvolves várias competências, sobretudo o cálculo matemático.
Ficamos à tua espera!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 27 de março de 2019

Versos e rimas irradiam pela escola!


Doze alunos da turma 6ºA amantes da poesia brindaram-nos, como já é seu costume, com a arte da declamação. Apresentaram uma variada compilação de poemas, na sala dos professores, na sala da Coordenação e na sala dos Diretores de Turma.
O poema Balada de Neve, de Augusto Gil, declamado primorosamente pela Daniela Gouveia, emocionou todos os professores pela verbalização dos sentimentos e acontecimentos do poema! 
Parabéns a todos pelo esforço em memorizar os poemas e espalharem a magia das palavras em vários espaços da escola!
Um agradecimento especial à profª Anabela Monteiro pela motivação que transmite aos alunos, incentivando-os a participar nas múltiplas iniciativas!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 26 de março de 2019

Um recreio de poesia!


No Dia Mundial da Poesia, os alunos da turma 5ºA declamaram e partilharam poesias na sala de aula e no recreio, tendo a beleza das palavras contagiado todos os alunos, como podemos constatar pelas fotos que publicamos! 
Convidaram ainda a profª Sandra Baptista e a assistente operacional Dina Frade para lerem em conjunto, momentos onde reinou a boa disposição. 
Parabéns à profª Carminda Rega e aos seus alunos por esta iniciativa tão singular!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 25 de março de 2019

A Poesia anda no ar!


No dia 21 de março, a Biblioteca Escolar em articulação com as disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET) assinalaram o Dia da Poesia distribuindo flores com poemas à comunidade escolar, à Direção e à Mediateca da ESMA. 
As flores foram elaboradas pelos alunos nas aulas de EV e ET e os poemas colocados pela BE. A versatilidade e o colorido das flores, juntamente com a magia das palavras espalharam a beleza da poesia na atmosfera da escola!
Obrigada aos professores das referidas disciplinas pela preciosa parceria e parabéns aos alunos pela trabalho e criatividade!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 24 de março de 2019

Conversas de Carvão um incentivo à leitura!


As professoras Carla Sordo e Lígia Freitas também quiseram dar o seu contributo na celebração da Semana da Leitura e dinamizaram a iniciativa Conversas de Carvão (um diálogo divertido entre um lápis e uma lapiseira) para as turmas 5ºA, 5ºB, 5ºD, 5ºF e 5ºG.
A mensagem que quiseram transmitir é que há sempre um livro, uma narrativa, uma fábula, um diálogo por descobrir, que gera prazer e incentiva o hábito da leitura!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 23 de março de 2019

Pais e familiares abrilhantaram a Semana da Leitura!


A participação de pais/EE/familiares prestigiou a nossa Semana e são várias as iniciativas dignas de referência: projeção do livro Orelhas de Borboleta com leitura comovente; leitura do poema Ser Poeta e audição da música pelos Trovante; leitura dialogada e atividade interativa através do texto Um segredo mal guardado; leitura de piadas; declamação do poema O Mostrengo; leitura partilhada da obra Letras e Letrias; leitura de excertos do livro Piadas secas-500 tentativas de ter graça; leitura partilhada do conto A princesa e a ervilha e tantas outras leituras significativas, umas com moral, outras informativas, outras alegres e prazenteiras!

Um bem-haja aos 25 pais, avós, irmãs que tornaram a nossa Semana da Leitura tão especial!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 22 de março de 2019

Semana da Leitura 2019 … Festa do Livro e da Leitura!


Na semana de 11 a 15 de março, realizou-se a comemoração da Semana da Leitura, que contou com inúmeras iniciativas na BE/salas de aula: participação de pais/EE/familiares – leituras partilhadas e dialogadas; projeção do livro Orelhas de Borboleta; declamação do poema “Ser Poeta” e audição da música pelos “Trovante”; atividade interativa do texto “Um segredo mal guardado”; leituras expressivas; dramatizações: “O Rapaz Milionário” e “Há Fogo na Floresta” (5ºB); “Só voa quem se atreve a fazê-lo” (7ºA); leitura coletiva no pátio (9ºE); declamação de poemas; “Conversas de Carvão”; abertura do "XXVIII Concurso de Leitura de Eduarda Galhoz " e em simultâneo 143 apresentações de 16 livros, no âmbito dos “Miúdos a Votos”, encerrando com a “Votação Nacional”. Um agradecimento particular aos docentes de Português pela parceria e preciosa colaboração!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia 14 de março – Mobilização para a Leitura!


O Plano Nacional de Leitura sugeriu que no âmbito da celebração da Semana da Leitura, que decorreu a nível nacional, de 11 a 15 de março, todas as escolas parassem para ler no dia 14 de março, durante 10 minutos.
O nosso Agrupamento anuiu à proposta abrangendo o Pré-escolar, os três Ciclos do Ensino Básico, o Ensino Secundário, espaços e serviços da escola. Na DDJ o "Parar para ler!" iniciou às 10h30, nas salas de aula, na sala Espaço+ e em vários espaços da escola.
Um obrigada a todos por participaram na Festa da Leitura e um agradecimento especial às nossas assistentes operacionais e à profª Júlia Jordão pela adesão à iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 20 de março de 2019

Votação recorde na DDJ … 805 votantes!


Na DDJ já foi efetuado o escrutínio e a contagem dos votos. O número total de votantes bateu o recorde: 805 eleitores! 
Graças às inúmeras campanhas eleitorais e à preciosa colaboração de todos os professores da escola, a afluência às urnas superou todas as expectativas: 2º ciclo – 445 votos e 3º ciclo – 360 votos! 
O livro mais votado no 2º ciclo foi Avozinha Gângster (166 votos) e no 3º ciclo O Recruta (143 votos).
As professoras, Anabela Monteiro e Lígia Freitas, agradecem às alunas do 5ºB e 6ºA que fizeram parte da mesa de voto e que participaram na contagem, assim como ao prof. João Brito. 
A apresentação dos resultados a nível nacional, serão conhecidos numa cerimónia final de «Miúdos a Votos» que se realizará a 31 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 19 de março de 2019

Alunos da DDJ votam em peso no Dia da Votação Nacional!


Os professores da DDJ cientes da importância deste exercício de cidadania, que replica os procedimentos e normas de uma eleição real colaboraram a 100% e no passado dia 15 - Dia da Votação Nacional dos “Miúdos a Votos” – contribuíram para a consciencialização de que o voto é um dever cívico, pois os alunos das 38 turmas exerceram o seu direito de voto! As urnas estiveram abertas das 8.30h/17.30h e registou-se uma elevada afluência.
Obrigada a todos os professores e aos alunos que valorizaram o ato de votar! 
Após o escrutínio divulgaremos o número de eleitores, assim como os livros vencedores em cada ciclo de escolaridade.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 18 de março de 2019

Turmas 5ºB e 5ºC sempre a bombar na campanha eleitoral!

Um grupo de alunas de ambas as turmas aliaram-se e realizaram campanha pelo livro As Gémeas no Colégio de Santa Clara, de Enid Blyton. Começaram por gravar um podcast sobre o livro, tendo sido enviado para a Rádio Miúdos da VISÃO Júnior. Depois produziram diversificados e originais materiais de propaganda, revelando criatividade e muito trabalho.


Outro grupo de alunos do 5ºB e 5ºC escolheram o livro O Principezinho, de Saint-Exupéry, tendo realizado peculiares materiais, muito imaginativos. Na turma 5ºC ainda houve partidários dos livros A Viúva e o Papagaio, de Virgínia Woolf e Ali Babá e os 40 ladrões (adapt. de Luc Lefort e António Pescada) que também efetuaram os seus materiais. Fizeram campanha em salas de aula e na BE.


Um agradecimento à profª Anabela Monteiro, fã desta iniciativa, que inspira todos os seus alunos, desenvolvendo competências de leitura, argumentação e de cidadania. 
Parabéns aos alunos pelo empenho e aos pais/EE pelo apoio prestado!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 17 de março de 2019

Turma 6ºA imparável na campanha Miúdos a Votos!


Os alunos da turma 6ºA realizaram com afinco e perseverança campanha pelos livros Avozinha Gângster, de David Walliams e O Príncipe Nabo, de Ilse Losa. Escreveram textos de promoção e produziram materiais de propaganda (muitos já foram divulgados no dia 4 de março). 
Os alunos revelaram tenacidade que se repercutiu nas inúmeras apresentações entusiásticas que efetuaram nas salas de aula e BE.
Nos últimos dias de propaganda não pararam e a profª Anabela Monteiro acompanhou, de forma persistente, as suas iniciativas! 
É com orgulho que damos os parabéns pela autonomia, energia e encantamento demonstrados!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas