terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Voltas e Revoltas da República

O espaço da biblioteca escolar animou-se, de novo, com a dramatização teatral “Voltas e Revoltas da República”, levada a cena pelo grupo de animação Espantástico, dirigida ao 6º ano de escolaridade.




Esta dramatização faz parte do Plano Anual de Atividades do grupo de História e Geografia de Portugal, que conhece bem a importância deste tipo de atividades para a aprendizagem, compreensão e consolidação de factos históricos.
Assim, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, os alunos interagiram com os atores e ficaram a conhecer melhor e de uma forma lúdica a época histórica que levou à queda da monarquia e à implantação da República. Conheceram o general Óscar Carmona, tomaram o lugar do povo português, encarnaram o papel de deputados e de juízes, levando-os a ter a perceção da separação de poderes da Constituição Republicana de 1911. Cantaram o hino nacional e “derrubaram” os oito presidentes da República, que existiram entre 1910 e 1026.
No final da sessão receberam um Certificado e como testemunho do seu entusiamo partilhamos aqui algumas fotos!
Parabéns ao grupo de HGP por mais uma interessante e estimulante iniciativa promotora do saber histórico!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Encontro com Alice Vieira! 


A Biblioteca Escolar da DDJ orgulha-se de contar com a presença da consagrada escritora Alice Vieira no próximo dia 2 de março, das 10.00h às 12.00h. Já estão à venda livros da escritora que podem ser autografados no dia do Encontro.
Contamos convosco!

A equipa da BE

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Respirando S. Valentim!

Como é tradição, os grupos de Inglês, de Francês, de Educação Visual, de Educação Tecnológica em estreita parceria com a Biblioteca Escolar (BE), comemoram os afetos e realizam uma colorida e criativa exposição, no espaço da biblioteca, dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas mencionadas.
Em Inglês, os alunos do 2º ciclo elaboraram, postais, cartões, ilustrações e os alunos do 3º ciclo marcadores de livros; em Francês, realizaram os tradicionais “lenços dos namorados” e em Educação Visual e Educação Tecnológica corações em cartolina, com inspiração nos luxuosos corações de filigrana portuguesa, património da joalharia nacional.



A técnica, a imaginação, o colorido, a criatividade e a diversidade dos materiais usados em todos os ornamentos enriqueceram o ambiente da BE, proporcionando uma atmosfera romântica, tendo cativado todos os visitantes que ficaram “apaixonados” por tanta beleza!
A porta da BE também não foi esquecida e foi decorada a preceito pelas professoras Carla Sordo, Gracinda Mateus e pela assistente operacional Margarida Rosa Morais, que apoiaram ativamente a montagem de toda a exposição.
No dia 15 de fevereiro, carteiros muito especiais distribuíram as cartas que tinham sido colocadas no marco do correio da biblioteca. Os afáveis “Love Mail” pertenciam à turma 9ºD e na parte da manhã, foram: Inês Jarmela e Nuno Almada, e na parte da tarde, Irina Galveia e Raquel Rosa. Obrigada pelos sorrisos e simpatia!
A profª bibliotecária agradece ainda a colaboração das professoras Deolinda Rosa e Fernanda Costa na montagem dos trabalhos.
Parabéns aos grupos envolvidos pela motivação dos alunos na realização dos trabalhos e parabéns aos alunos pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Internet: navegar com segurança!

No dia 7 de fevereiro de 2017, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura, sob o lema “Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor”. Comemorado, a nível nacional, este Dia é coordenado pelo Centro Internet Segura e ocorre em fevereiro de cada ano, tendo como grande objetivo promover uma utilização mais segura, inclusiva e mais responsável, das tecnologias on-line e telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo.
Como já é prática comum na nossa escola, o professor de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) Nuno Sousa, na semana de 6 a 10 de fevereiro, realizou na biblioteca diversas sessões de sensibilização com o objetivo de introduzir, ou reforçar, os temas de segurança digital entre os alunos.



A criação destes momentos de debate e de reflexão são essenciais na promoção de uma utilização segura da Internet, pois o conhecimento das tecnologias da informação e comunicação tem benefícios positivos, mas também negativos, o que preocupa pais e educadores.
As turmas 5ºA, 5ºB, 5ºD, 5ºE, 5ºI, 5ºJ, 5ºL, 7ºA, 7ºC e 7ºF para além de terem visionado vídeos que retratavam situações perigosas do mundo real, com pessoas malformadas, atestaram algumas regras comuns a uma utilização mais segura da Internet.
Durante o ano letivo, o professor Nuno Sousa alargará estas sessões de sensibilização a mais turmas da escola, para que todos possam crescer, aprender e conhecer o mundo em que vivemos, mas com formação e informação!
A profª bibliotecária agradece a parceria estabelecida com o professor de TIC, assim como aos professores das referidas turmas que participaram nas sessões, pela consciencialização que têm deste tema!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A magia da Caixa de Música apresentada pelo seu ilustrador!

No dia 2 de fevereiro, a biblioteca escolar teve o grato prazer de receber o ilustrador Ricardo Jorge que, gentilmente, realizou cinco sessões de apresentação do livro A Caixa de Música, da escritora Belanita Abreu e que foi ilustrado pelo nosso convidado.
Recentemente publicado, este livro conquista-nos pelo conjunto de sentimentos que transmite e que são comuns a todos os humanos. A pequena caixa de madeira encontrada num sótão e os estados de alma de uma bailarina cativam o leitor ao longo de toda a história.
Ao longo das sessões, num ambiente informal, Ricardo Jorge falou da constituição de um livro, das técnicas utilizadas, da importância da concertação entre o escritor, o ilustrador e o designer gráfico, este último, responsável por dar ordem estrutural à informação visual impressa. A simetria entre todos resulta na configuração visual do livro que pretendem e que criaram.



Ricardo Jorge ao partilhar as ilustrações originais, a interpretação que fez das palavras escritas da escritora, os “obstáculos” que teve de superar ao ilustrar sentimentos proporcionou a todos os que assistiram, uma outra leitura, transmitida pela estória contada pelas ilustrações, que é paralela à da menina que descobre a caixa de música.
Esta é sem dúvida a mais valia do contacto direto com um ilustrador ou escritor, que expõe a sua forma de sentir e de criar, permitindo a quem assiste a descoberta de coisas novas e que neste caso, foi exequível, para as turmas 5ºD, 5ºJ, 6ºA, 6ºB, 6ºD, 6ºE, 7ºB, 8ºC, 9ºB, nove alunos do 6ºH e 6ºJ e alguns alunos da Educação Especial.
No final de cada sessão houve uma sessão de autógrafos e um breve diálogo com o ilustrador que se mostrou acessível, dialogante e sempre cordial.
A profª bibliotecária agradece aos professores António Santos, Filipa Góis e Manuela Alegre pelo painel de divulgação exposto no polivalente da escola; à assistente operacional Margarida Morais pela elaboração das graciosas bailarinas suspensas na biblioteca; à presença das representantes da Associação de Pais da DDJ e, claro, ao encantador e incansável Ricardo Jorge que nos distinguiu com a sua presença!
Votos de enorme sucesso!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Rumo à exposição Rosa dos Ventos!

O grupo de Geografia, em colaboração com a Biblioteca Escolar da DDJ, promoveu a exposição de trabalhos criativos realizados pelos alunos do 7º ano de escolaridade sobre o processo de orientação - Rosa dos Ventos -, tendo por base a utilização de materiais recicláveis.
Os alunos responderam ao desafio e superaram as expetativas, como se pode testemunhar pelas fotos que partilhamos. Os trabalhos estiveram expostos na biblioteca de 18 a 31 de janeiro e puderam ser admirados por quem entrava neste espaço. Para além dos visitantes diários, 463 alunos participaram ativamente, ao visitarem a exposição e ao votarem na rosa dos ventos preferida. Alguns pais e encarregados de educação também participaram, nesta tarefa tão difícil de terem de “localizar” apenas uma!
Navegando nos votos, os simpáticos alunos do 9ºD (Irina Galveia, Nuno Almada, Raquel Rosa) encontraram os premiados:

1º lugarAlexandre Silva, 7ºC
2º lugarPatrícia Morais e Yamara Castro, 7ºB
3º lugar (ex aequo) – Bianca Lage, 7ºB
                                   Filipa Domingues, 7ºF

Parabéns aos alunos pela qualidade dos trabalhos expostos, sendo de destacar a diversidade de materiais utilizados, desde o feijão, massas, sementes, cápsulas de café, molas da roupa, rolhas de cortiça e de plástico, folhas de árvores, colheres e pratos de plástico, palhinhas, cartolinas, pedrinhas, esferovite, chapéus de chuva, entre outros.



Parabéns aos professores por promoverem atividades que estimulam a criatividade dos alunos, sensibilizando-os para a importância da utilização da rosa dos ventos no processo de orientação, apelando ao mesmo tempo para a reutilização de diversos materiais, contribuindo para a preservação do ambiente.
Desejamos a todos que continuem a alcançar “novas direções na vida”!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas