domingo, 29 de maio de 2016

Exposição “Os Direitos da Criança” … pelo 6ºD!


De 16 a 20 de maio esteve patente na biblioteca escolar, a exposição “Os Direitos da Criança”, com trabalhos realizados pelos alunos da turma 6ºD e que foram orientados pela diretora da turma, professora Manuela Alegre. A inauguração da exposição foi realizada no dia 17, pelas 18.00h, para que os pais/encarregados de educação e familiares pudessem deslocar-se à escola e participarem na atividade, reforçando-se a relação entre a escola e a comunidade.
A exposição dos trabalhos resultou da reflexão dos direitos expressos na “Declaração dos Direitos da Criança” e que tiveram origem na abordagem curricular da educação para a Cidadania.
Durante a sessão de inauguração, os alunos, de uma forma informal, abordaram os visitantes dando a conhecer os Direitos.



Este tipo de atividades é crucial no processo educativo, pois a prática da cidadania implica uma tomada de consciência dos problemas sentidos por cada um e pela sociedade. Contribui ainda para a formação de pessoas responsáveis, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres e no respeito pelos outros, traduzindo-se em atitudes, comportamentos, que têm como referência os direitos humanos, particularmente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.
Um obrigada à professora Manuela Alegre e ao professor António Santos (que colaborou ativamente na montagem da exposição) pela inciativa!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

ViVer o Conto! – Projeto de promoção do Livro e da Leitura

A Biblioteca Escolar desenvolve o projeto “ViVer o Conto!”, dinamizado semanalmente pelo professor João Brito, em articulação com os professores que lecionam Português no 2º e 3º ciclos de escolaridade. Esta atividade amplia os horizontes da leitura, possibilitando o desenvolvimento imaginativo e crítico, tendo o livro um papel crucial, na medida que estimula a interpretação individual, exercita a capacidade de retenção de informação, a expressão oral, a criatividade, contribuindo para a formação do ser cidadão.




Nas 29 sessões realizadas até ao momento, as histórias lidas ou contadas, os poemas apresentados e explorados estimularam nos alunos a curiosidade e o gosto pela descoberta. O projeto continua a ser um êxito e tem envolvido um número elevado de turmas, difundindo o gosto pela leitura.
A magia da leitura do professor João Brito cativa a plateia e as histórias voam nas asas da imaginação de quem as ouve!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Comportamentos de Risco na BE!
&
Alimentação … Sexualidade … Higiene Oral em contexto sala de aula!

O grupo de Ciências Naturais em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo eloquente enfermeiro José Cardoso, promoveu a realização de diversificadas sessões envolvendo alunos do 2º e 3º ciclos.




Com o objetivo de sensibilizar os alunos para relevantes temáticas, esclarecendo as suas dúvidas, desde o dia 9 de maio até ao dia 20 de maio, estão a ser dinamizadas sessões no âmbito da “Alimentação”, para todas as turmas do 5º ano; no 6º ano, abordagem dos “Comportamentos de Risco” e no 9º ano a “Sexualidade”.
Os alunos do 7º ano tiveram oportunidade de efetuar a triagem de cáries dentárias pela higienista, Drª Rosa Ferreira.
É de realçar este importante projeto de parceria que visa o desenvolvimento integral dos jovens, desenvolvendo competências pessoais, sociais e emocionais, bem como a promoção da responsabilização, da autonomia, da tomada de decisão, de forma a que minimizem os comportamentos de risco, através da promoção da saúde. A informação sobre sexualidade é também essencial na educação para a saúde, na medida em que os jovens devem adquirir e desenvolver atitudes e comportamentos nesta área. A promoção de hábitos alimentares saudáveis, habilitando os jovens a fazer escolhas adequadas é crucial ao desenvolvimento de um plano de educação alimentar.
Podemos dizer que “Educar para a saúde é um contributo determinante na prevenção”!
Agradecemos ao Centro de Saúde do Olival, à equipa de saúde escolar, ao enfermeiro José Cardoso e à higienista, Drª Rosa Ferreira, por promoverem o trabalho em rede e desempenharem um papel importante ao nível das estratégias de intervenção no meio escolar!


Profs. de Ciências Naturais e BE

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Celebração Dia da Europa 2016

Para assinalar o Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, o grupo de Geografia dinamizou uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º e 8º anos de escolaridade, no espaço da biblioteca escolar (BE).
A data, 9 de maio, sinaliza o aniversário da histórica Declaração Schuman, feita em Paris, em 1950, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robet Schuman, em que expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, de forma a inviabilizar a ocorrência de uma guerra entre países europeus.
Tendo como objetivos a promoção da educação para a cidadania, o conhecimento e a divulgação do património cultural de Portugal e da Europa e a construção de uma identidade europeia os professores de Geografia motivaram e orientaram os alunos na elaboração dos trabalhos, que puderam ser apreciados por todos os utilizadores da BE, de 9 a 13 de maio.



Parabéns aos professores pela realização da atividade, que é de grande importância para a construção da identidade europeia, em que o indivíduo estabelece uma relação com o país da sua nacionalidade, compreendendo os direitos civis e políticos a que tem direito, assim como o cumprimento dos seus deveres.
Este tipo de iniciativa, mostra que o ensino é mais que uma simples aquisição de saber, é o pré-requisito elementar para a educação para a cidadania!

Profª bibliotecária

                                                                                                                                  Lígia Freitas

domingo, 15 de maio de 2016

“Conta-me uma História – da revolução de Abril à integração europeia”
&
Francisco Cantanhede na DDJ!

Os professores de História e Geografia de Portugal (HGP), no âmbito da comemoração do “25 de Abril de 1974 e integração na União Europeia” e com objetivo de aprofundar e desenvolver os valores que em abril de 1974 levaram o Movimento das Forças Armadas a derrubar a ditadura, pondo fim à repressão, à guerra e ao colonialismo, em direção à liberdade e democracia, motivaram os alunos para a realização de trabalhos que foram expostos no espaço da biblioteca.

Com esta atividade os alunos compreenderam a importância da Revolução dos Cravos para ditar o fim do isolacionismo de Portugal, ajudando ao nascimento de novos países independentes.

Logo à entrada do polivalente, a relevância deste facto histórico expresso num apelativo e original painel, criado pelos professores António Santos e Filipa Góis, captou a atenção de todos os elementos da comunidade educativa que se deslocaram à escola.

Porque não se pode apagar da memória o ato libertador dos capitães de Abril o grupo de HGP convidou desta forma os alunos a conhecerem a História destes acontecimentos.



No dia 6 de maio, a convite da Texto Editora, e ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca Escolar em conjunto com o grupo de História e Geografia de Portugal (HGP) teve o prazer de receber Francisco Cantanhede, professor de História e autor de manuais escolares.
Francisco Cantanhede realizou duas sessões sobre a temática “O Estado Novo e o 25 de Abril”, para as turmas 5ºE, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD e 6ºF, deixando um excelente testemunho pessoal sobre a temática referida. Utilizando uma linguagem eficaz e apelativa, adequada à faixa etária dos alunos Francisco Cantanhede motivou os alunos para o tema exposto, revelado pelo interesse com que o escutaram.
A BE e o grupo de HGP agradecem à Texto e ao professor Francisco Cantanhede por possibilitarem a realização destas sessões nas escolas, muito enriquecedoras, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento histórico dos nossos alunos!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 14 de maio de 2016

XXV Concurso de Leitura Eduarda Galhoz

No dia 21 de abril, no espaço da biblioteca realizou-se o “XXV Concurso de Leitura Eduarda Galhoz”, dinamizado pelo grupo de Português da DDJ, dirigido aos alunos do 4º ao 9º ano e que contou com a preciosa presença da professora Eduarda Galhoz que iniciou, há muitos anos atrás, como docente na nossa escola, este projeto no âmbito da promoção do livro e da leitura.
O Concurso não se destina apenas à língua portuguesa (do 4º ao 9º ano), mas também à língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e à língua francesa (do 7º ao 9º ano).



Foi com enorme satisfação, que recebemos os alunos do 4º ano de escolaridade das EB1 do nosso agrupamento, que vieram acompanhados pelas suas coordenadoras de estabelecimento e professores.
Os nervos “à flor da pele” não atrapalharam o ritmo, a dicção e a expressividade com que os alunos leram e muitas participações foram de tal modo excecionais, que geraram a atribuição de pontuação máxima em ex aequo. Como no Regulamento do concurso não está prevista tal possibilidade, os alunos tiveram que repetir a leitura, deixando o júri numa situação angustiante para a tomada de decisão final.
A abertura do concurso contou com a presença do nosso diretor e foi apresentado pelo aluno Gonçalo Carvalho, do 9ºC.
O júri, constituído por três professores, dois representantes dos alunos e um representante dos pais/encarregados de educação (ou assistente operacional) teve a difícil tarefa de avaliar.
Obrigado a todos os alunos participantes e felicitações aos vencedores. Para o ano voltaremos a abrilhantar a língua portuguesa!



XXV CONCURSO DE LEITURA EDUARDA GALHOZ

OS MELHORES LEITORES DO AGRUPAMENTO
RESULTADOS FINAIS





Nota: Os alunos agora distinguidos receberão os prémios e respetivos diplomas em cerimónia que decorrerá no final do ano letivo.

* Na modalidade de Francês - 8º ano apenas se inscreveram as turmas 8º D e 8º E, pelo que não será atribuído prémio à aluna indicada, no cumprimento do ponto 13 do Regulamento do Concurso:
“Só serão atribuídos prémios nas modalidades em que exista um número igual ou superior a três leitores efetivos inscritos.”

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A nossa biblioteca ficou mais rica!

Foi com enorme satisfação que recebemos uma esplêndida doação de livros por parte da senhora Anabela Lopes e da sua filha Patrícia Almeida, que generosamente contribuíram para o enriquecimento do fundo documental da nossa biblioteca escolar. Como podemos constatar pelas fotos, os livros foram inúmeros, em bom estado (alguns, por estrear!), muito interessantes, abarcando diversas áreas temáticas e que, com toda a certeza, serão folheados e consultados por muitos utilizadores da BE.
Um aspeto peculiar é que mãe e filha frequentaram a nossa escola, durante o seu percurso escolar e decidiram legar este significativo espólio à biblioteca.






Em nome da BE o nosso profundo agradecimento.
Bem hajam!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 8 de maio de 2016

Atividade de projeto - exposição de Física e Química na BE!

As docentes Carla Rodrigues e Emília Melo, no âmbito dos conteúdos programáticos de Física e Química, lecionados ao 7º, 8º e 9º anos, motivaram os alunos das turmas 7º A, 7º C, 7º E, 7º F, 8º D, 8º E, 9º A, 9º B, 9º C, 9º D, 9ºE e 9º F para a realização de trabalhos, resultando numa exposição, que esteve patente na biblioteca escolar, de 8 a 22 de abril e que captou a atenção de todos os utilizadores da BE.
No 7º ano, propuseram a elaboração de maquetes, com recurso a diversos materiais reciclados e a sua classificação, recorrendo aos critérios estudados nas aulas, tais como, a origem (mineral, vegetal ou animal); a solubilidade (solúveis ou insolúveis); a combustibilidade (ardem ou não ardem) e o facto de serem naturais ou manufaturados.
No 8º ano, lançaram o desafio da construção de instrumentos musicais empregando, igualmente, materiais do dia a dia.
No 9º ano, o incentivo foi a construção de vários materiais, optando por um modelo atómico ou por uma Tabela Periódica original.




Parabéns aos alunos pelo empenho na realização dos trabalhos e às professoras por incentivarem a participação, a reflexão, a exploração das possibilidades de expressão e interpretação dos temas abordados, contribuindo desta forma para a evolução do processo ensino/aprendizagem!
A profª bibliotecária agradece às assistentes operacionais da BE, Graça Moreira e Margarida Morais, pela elaboração do apelativo painel de divulgação da atividade.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas