terça-feira, 26 de abril de 2016

Leituras & Experiências na BE!

O projeto “Newton gostava de ler!” reúne duas premissas que, habitualmente, nem sempre se associam: leitura e experiências. Estas entrelaçam-se, geram curiosidade nos alunos e professores evidentes na realização de diversos módulos, no espaço da biblioteca escolar, tendo como objetivo a promoção da autonomia e as aprendizagens dos alunos.

Gelado Científico”
(Módulo I – 2ª série)

Em abril, no dia 8, a turma do 8ºC e no dia 14, a turma do 8ºB acompanhadas pela profª Maria Bravo, no âmbito da disciplina curricular de Física e Química, participaram no módulo “Gelado Científico”. Os alunos, após assistirem à projeção do trailer oficial do filme “O Grande Milagre” (regaste de três baleias presas no gelo, no Alasca) e de uma parte do filme “A Idade do Gelo 2 – Descongelados”, realizaram a parte experimental: confeção de gelado, com ingredientes de custo acessível, sem utilização de frigorífico.
O entusiasmo foi visível durante a realização da experiência, como podemos constatar pelas fotos!



Creme de mãos”
(Módulo I – 4ª série)

No dia 14 de abril, pelas 14.10h, os alunos do 8ºC, acompanhados pela profª Emília Melo, puderam usufruir de mais uma oportunidade aprendente, integrada no projeto “Newton gostava de ler!” ao participarem no módulo “Creme de mãos”.
No início da sessão, a profª bibliotecária leu um excerto do “Monólogo das mãos”, de Giuseppe Ghiaroni, relatando as ações que as nossas mãos são capazes de fazer, desde os gestos mais simples, aos factos mais extraordinários!
Seguidamente, a profª bibliotecária solicitou aos alunos que identificassem os sentimentos/emoções que exprimiu através de gestos e sinais e que foram facilmente reconhecidos.
Após este “jogo lúdico” visionaram um PowerPoint relativo à constituição da pele, conceitos de impermeabilização, proteção, termorregulação e funções sensoriais. As mãos para estarem hidratadas, necessitam de ser protegidas, assim, os alunos, na parte experimental, produziram um suave creme de mãos deixando uma fragância de jasmim na pele e na atmosfera da BE!



Professora Bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 25 de abril de 2016

“Newton gostava de ler!” … motivação para a leitura e ciência!

Nos dias 7 e 13 de abril, no espaço da biblioteca, foram realizadas mais duas sessões de formação do projeto “Newton gostava de ler! Desta vez o tema foi a cristalização.
No primeiro dia, a sessão envolveu os alunos da turma 8ºE e no segundo dia, os alunos da turma 8ºD, que acompanhados pela profª Emília Melo participaram no Módulo III – 2ª série – “Cristaliza esta ideia!”.
As sessões foram iniciadas com a leitura expressiva da história “Castigo de Sal" (do livro “Lendas do Mar”, de José Jorge Letria) efetuada pela profª bibliotecária, tendo como apoio o livro ilustrativo de grandes dimensões, realizado pela profª Carla Sordo e assistente operacional Graça Moreira.
Seguidamente, os alunos visionaram um PowerPoint relativo à temática e que apresentava a “História do banho” ao longo do tempo (Egipto, Grécia, Roma, Idade Média até à atualidade). Estava dado o mote para a atividade experimental, em que os alunos confecionaram os seus sais de banho, utilizando materiais de custo acessível: cloreto de sódio (sal de cozinha), corante alimentar, alfazema e óleo essencial de jasmim. A alfazema para além do aroma fresco e agradável é relaxante, cicatrizante e desinfetante. O jasmim, também aromático, possui um efeito antidepressivo, relaxante e é muito usado para combater insónias e suavizar peles secas e sensíveis.


Click to play this Smilebox slideshow


No final das sessões, o aroma agradável aliado à curiosidade e satisfação dos alunos superou as expetativas e provou uma vez mais, que a promoção da cultura científica funciona como complemento do ensino formal!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 22 de abril de 2016

“Química em festa!” … na BE!

No âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!” foram realizadas, pela professora bibliotecária, mais duas sessões do Módulo “Química em festa!” que tiveram como destinatários os alunos da turma 7ºE (dia 7 de abril) e da turma 7ºF (dia 13 de abril), da docente Emília Melo que leciona a disciplina de Física e Química às referidas turmas.
Na 1ª parte da sessão, os alunos assistiram à leitura expressiva do livro "Sua Senhoria a Fada", de Bruno Santos, tendo como cenário o “jardim” e a “mesa real” descritos na obra. Na parte experimental, os alunos aprenderam facilmente a produzir água-de-colónia e ficaram entusiasmados com a confeção do “bolo da caneca”, que puderam saborear com prazer!
No final da sessão, cada aluno recebeu a receita (na configuração de uma caneca!) desta sobremesa rápida e apetitosa.




Mais uma vez, a criação de contextos aprendentes induziu à melhoria dos níveis de formação dos utilizadores da biblioteca escolar.
A profª bibliotecária agradece à profª Emília Melo o interesse demonstrado na replicação de diversos módulos deste Projeto, que alia a promoção da leitura à experimentação científica motivando, desta forma, as aprendizagens dos seus alunos. Na realização de cada módulo consolida-se a premissa: a biblioteca escolar é também um espaço de ciência!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 17 de abril de 2016

Todos os dias são bons para ler!


Publicamos ainda mais fotos sobre o prazer que a leitura pode dar! 
No passado dia 12 de abril, a encarregada de educação, srª Patrícia Dias, veio à biblioteca, para ler com o seu educando, André Soares, da turma do 6ºL, uma vez que não pôde participar na comemoração da Semana da Leitura. 




Agradecemos à EE e à profª Carla Sordo o empenho e o interesse revelados na promoção da leitura!

Professora Bibliotecária
Lígia Freitas