terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A magia do Natal paira na BE!



Desejamos que o verdadeiro espírito do Natal brilhe todo o ano!
Que a amizade, a bondade, o respeito, a entreajuda e a paz sejam a esperança no futuro!
Que tudo o que foi realizado este ano, sejam apenas sementes plantadas que desabrocharão com maior vigor e sucesso para o novo ano!
Nunca desanimem e não se esqueçam que não existem limites para os nossos sonhos, basta acreditar!
Feliz Natal e um ótimo Ano de 2016!

Votos da equipa da BE!

Bjs e boa semana,
Lígia Freitas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Na BE … mural "O Mundo Somos Nós..." 



O Grupo de História e Geografia de Portugal dinamizou a atividade "O Mundo Somos Nós…", no âmbito da comemoração do "Dia dos Direitos Humanos"- 10 de dezembro. Com o objetivo de promover os direitos humanos, todas as turmas do 2º ciclo pesquisaram e refletiram sobre esta temática, selecionando frases e imagens de personalidades que se destacaram na construção da paz e defesa dos direitos humanos. O grupo de HGP elegeu uma frase e uma imagem, por cada turma, apresentados em forma de "tijolo", tendo sido construído, no espaço da biblioteca escolar, o mural "O Mundo Somos Nós..."!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 20 de dezembro de 2015

“O Conquistador" domina na DDJ

Nos dias 9, 10 e 11, realizaram-se 11 sessões da dramatização "O Conquistador", pelo grupo de animação Espantástico, atividade dinamizada pelo Grupo de História e Geografia de Portugal (HGP), tendo como destinatários os alunos do 5º ano de escolaridade. Trata-se de uma atividade de animação pedagógica que para além de transmitir conhecimentos históricos sobre o 1º rei de Portugal, possibilita a interação dos alunos, que se tornam também atores ao longo da dramatização.
O entusiasmo foi enorme, as vozes ecoaram “Viva Portugal! Viva Portugal!” e os alunos “viajaram no tempo” até à conquista do Reino de Portugal! De uma forma lúdica os alunos aprenderam conteúdos históricos que não esquecerão facilmente, uma vez que fizeram parte integrante da dramatização!



Parabéns ao grupo de HGP por mais uma iniciativa aliciante!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Uma Aventura … Ana Maria Magalhães na DDJ

No dia 7 de dezembro, a escola recebeu a escritora Ana Mª Magalhães, que realizou duas sessões na biblioteca escolar, para as turmas 6ºL, 6ºH, 5ºJ e 7ºC que leram e exploraram algumas das suas obras. É de destacar o trabalho desenvolvido pelas duas primeiras turmas mencionadas, que sob a orientação da profª Carla Sordo, elaboraram um livro com opiniões, comentários, ilustrações e receitas sobre variadas obras da escritora, escritas à mão e que foi oferecido à escritora.
À entrada da BE, personagens do livro “Três Fábulas” convidavam a entrar no espaço decorado, sobressaindo os painéis pintados pela AO Graça Moreira, relativos às obras “Rãs, Príncipes e Feiticeiros”, “A Raposa Azul” e “O Lobo Prateado”.
Numa apresentação animada e entusiasmante Ana Mª Magalhães partilhou histórias da sua infância, satisfez a curiosidade dos alunos, expressa nas questões que fizeram, falou sobre a importância da leitura e mostrou que vale a pena acreditar nos sonhos da nossa vida. Como reforço da leitura teve ainda a gentileza de sortear, de uma forma divertida, cinco livros entre os alunos presentes, que guardarão no sótão da memória este Encontro mágico!
No final do Encontro seguiu-se a tão desejada sessão de autógrafos.


A profª bibliotecária agradece ao sr. Pedro Casais, delegado escolar da Leya, às assistentes operacionais da BE e às professoras Carla Sordo, Gracinda Mateus e Margarida Claro que “fizeram acontecer” este “Encontro” tão especial!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Exposição “A biblioteca escolar é super!”


Em outubro, como já tínhamos divulgado no nosso blogue, as Bibliotecas Escolares (em parceria com o grupo de Português, com os docentes de Português Língua Não Materna, do Curso Profissional de Apoio à Infância e com as coordenadoras de estabelecimento das EB1) para comemorar o “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, este ano letivo, sob o tema “A biblioteca é super!”, dinamizaram um Concurso, envolvendo todo o agrupamento.


A biblioteca da escola D. Domingos Jardo ficou mesmo super, super, com a exposição de 321 trabalhos! Foram expostos marcadores, ilustrações, frases, maquetes, anúncios e até surgiu a letra de uma canção, que tornou o espaço da BE atraente e multicolor, registando um elevado número de visitantes!
Seguindo o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras” partilhamos aqui as fotos, que testemunham a magnífica participação.
As professoras bibliotecárias agradecem o empenho dos docentes na promoção da atividade, que se refletiu no envolvimento dos alunos e no caso particular do 1º ciclo, também dos pais e encarregados de educação.

Obs. Posteriormente, divulgaremos os trabalhos premiados.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 5 de dezembro de 2015

 “Criar Dunas” na BE!

Mais uma vez, o espaço da biblioteca escolar, ganhou vida com a concretização de 4 sessões no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!” do Módulo VI “Criar Dunas”. Como apoio ao currículo, as professoras de Ciências Naturais Berta Bagorro e Sandra Marques agendaram com a profª bibliotecária sessões para as suas turmas, nomeadamente, 7ºA; 7ºC e 7º B; 7ºE. As sessões foram realizadas nos dias 17 e 19 de novembro, na biblioteca escolar.
No início de cada sessão, a profª bibliotecária leu alguns capítulos do livro Diógenes, de Pablo Albo, que serviram de fio condutor para a parte experimental: criar dunas!
Antes dos alunos se tornarem “agentes ativos” na atividade proposta visionaram um PowerPoint, disponibilizado pelo Centro de Ciência Viva de Sintra, relativo à temática abordada. Aprenderam que para se criar uma duna é necessário a combinação de quatro componentes: grande quantidade de areia solta (geralmente numa área de pouca vegetação); vento ou brisa que movimente os grãos de areia; uma superfície de deposição e um pequeno obstáculo (como uma pedra ou uma planta) que leve a areia a perder velocidade e a deposita.
Terminada a explicitação do processo, os alunos foram divididos em grupos: enquanto uns observavam através da lupa binocular alguns tipos de areia, para ver a sua composição, outros “construíram” dunas em que desempenharam o “papel” do vento/brisa, soprando através de palhinhas de plástico, movimentando a areia que se encontrava depositada no Kit. Foram colocados alguns obstáculos em cima da areia (pedrinhas, plantas, paus…) criando condições de adesão, do lado em que o vento sopra e de proteção, do lado oposto, permitindo que a areia transportada pelo vento se junte, criando uma pequena cumulação de areia, que com a persistência do vento na mesma direção, acaba por formar uma duna!


O entusiasmo foi evidente! As atividades educativas fora do espaço formal da sala de aula constituem, sem dúvida, um recurso que proporciona uma transmissão de conhecimentos de maneira descontraída do conteúdo do ensino de ciências!
A profª bibliotecária agradece a colaboração das professoras Berta e Sandra que recorrem a formas de ensino inovadoras e compreendem a importância de uma aula diferenciada!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas