quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

O Dia Internacional das Bibliotecas Escolares é celebrado em todo o Mundo e todos os anos, na 4ª segunda feira do mês de outubro, pelo que se considera o mês de outubro, o mês Internacional da Biblioteca Escolar.
 
O objetivo desta iniciativa é realçar as bibliotecas escolares de todo o mundo e valorizar o seu papel e a sua importância na educação das crianças e jovens.
O dia da Biblioteca Escolar, comemorado este ano no dia 22, teve como tema aglutinadorBibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro”.
Na nossa escola, a BE, com a colaboração do grupo de Português e dos coordenadores das escolas do 1º ciclo, está a promover um Concurso de marcadores, frases e/ou ilustrações até ao final do mês de outubro. Os trabalhos serão, posteriormente, expostos no espaço da biblioteca e divulgados no nosso blogue.
A comemoração deste dia contou ainda com a exposição de um cartaz e a exibição de um apelativo placar elaborados pela AO Graça Moreira. Foram também distribuídos marcadores de livros a todos os professores do agrupamento e aos assistentes operacionais e administrativos da escola sede, executados pela AO Irene Matos, que encantaram pelo aspeto gráfico e pelas citações do poema “A Biblioteca e o Leitor Aprendiz que Lendo quer ser Feliz” e do livro “Ler Doce Ler”, de José Jorge Letria.
 
Click to play this Smilebox collage
 
 
A profª bibliotecária agradece a colaboração dos professores de Português e dos professores titulares de turma, realçando  o trabalho e a criatividade das duas assistentes operacionais que ajudaram a tornar este dia tão especial!

 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


“IX Maratona de Poesia”
 

Nos dias 18 e 19 de outubro, na Vila Alda, em Sintra, realizou-se a nona edição da Maratona de Poesia, atividade apoiada pela Câmara Municipal de Sintra. Este evento vive de todos os que gostam e têm prazer em declamar, ler, ouvir e escrever poesia.
A nossa escola, pela primeira vez, participou com as turmas B e F, do quinto ano, que foram acompanhadas pelas professoras Anabela Monteiro, Carla Lopes, Lígia Freitas e Lizete Valente.
Quando lá chegámos fomos brindados com a presença do excelente contador de histórias argentino, Rudolfo Castro, que nos maravilhou com a sua arte de contar. O escritor José Fanha, o anfitrião da Maratona, declamou vários poemas, partilhando com a plateia a beleza e o encanto das palavras escritas.
A Maratona foi também enriquecida com as inúmeras intervenções de alunos do 1º, 2º e 3º ciclos que expuseram as suas emoções, deram largas à sua expressividade e mostraram as infinitas possibilidades da palavra transmitida pela linguagem poética.

Click to play this Smilebox scrapbook
 
 
 Os protagonistas da nossa escola exibiram os seus dotes e leram com muita expressividade, pelo que merecem os nossos parabéns!

Turma 5º B:
Guilherme Albuquerque
Leonor Correia
Mariana Sousa
 
Turma 5ºF:

Álvaro João
Mafalda Correia
Mariana Martins

 Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

“À Descoberta da Biblioteca”
 
Na primeira semana de outubro, decorreu na BE a ação de formação “À Descoberta da Biblioteca”, dinamizada pela Biblioteca Escolar em parceria com o grupo de Português do 2º Ciclo e dirigida a todas as turmas de 5º ano de escolaridade.
Esta atividade teve como grandes objetivos:
 Ø  Conhecer o espaço físico da biblioteca e a dinâmica da BE: serviços e funcionalidades;
Ø  Aprender as Regras Gerais de funcionamento;
Ø  Compreender como é que os livros estão arrumados/classificados, respeitando a sua arrumação uma vez que estão dispostos por classes, segundo temas e subtemas.
 Os alunos, em equipas, participaram no jogo, em forma de Peddy-papper, e descobriram as potencialidades deste espaço. Receberam ainda o Guia do Utilizador e foram motivados para o empréstimo domiciliário através da divulgação do projeto “Lê dois livros, nós oferecemos outro!”.
A participação neste jogo contou com a colaboração dos professores de Português que lecionam o 5º ano de escolaridade e com o entusiasmo de 60 equipas, sendo a equipa vencedora ”Os Bibliotecários”, da turma F, que em 30 minutos, alcançaram 96 pontos!
 
 
 
Equipa vencedora:
Diogo Veríssimo
João Correia
Mafalda Correia
Soraia Silva
Parabéns aos vencedores que receberão um prémio e um diploma!
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas