quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As joaninhas “descobertas” à luz da ciência!
No prosseguimento da atividade aqui por nós divulgada com o título “O PNL nas turmas 5ºB e 5ºF” tivemos a apresentação de mais trabalhos, elaborados pelos alunos da turma 5ºB, na disciplina de Ciências Natureza, sob a orientação da professora Rute Gomes. Esses trabalhos de pesquisa foram realizados no âmbito da agricultura biológica e recolha de informação relativa à joaninha: sua alimentação, habitat, forma e revestimento do corpo, aspeto cromático, deslocação, forma de reprodução e hibernação.

Após esta interessante pesquisa os alunos puderam responder à questão “As joaninhas são amigas da agricultura?” e aprenderam que muitas espécies de joaninhas são utilizadas para controlar as pestes, porque são vorazes devoradoras de pulgões, diminuindo assim o uso de pesticidas ou outros químicos prejudiciais ao ambiente.

Click to play this Smilebox collage
É com satisfação que divulgamos estes trabalhos, que surgiram da articulação entre a disciplina de Língua Portuguesa, com a exploração da obra O Rebanho perdeu as Asas e a disciplina de Ciências da Natureza, com o estudo e pesquisa do inseto “joaninha”.

Parabéns aos professores e aos alunos envolvidos na atividade!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 20 de novembro de 2011

Direitos das Crianças… em reflexão!

 Hoje, dia 20 de novembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança, pois em 1959, por aprovação unânime, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, onde são definidos os seus direitos e liberdades.
Esta Declaração enuncia um conjunto amplo de direitos fundamentais (civis, políticos, económicos, socais e culturais) de todas as crianças, que quando ratificada pelos Estados a que ela aderem, representa um vínculo jurídico que consiste na promoção e proteção eficaz dos Direitos e Liberdades nela consagrados.

Trata-se de um tratado internacional que foi ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo. Apenas dois países, Estados Unidos da América e Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

Consciente da importância destes Direitos e com o objetivo de promover a sua reflexão a Biblioteca Escolar elaborou um placar informativo sobre esta temática, facultou o conto Uma Aventura na Terra dos Direitos, da escritora Paula Guimarães, expôs o desdobrável Conhece os teus direitos elaborado pela Unicef e fez um apelo aos alunos, para que registem a sua opinião ou deixem um comentário, em folhas colocadas na zona da receção da biblioteca, o que pode ser efetuado até ao dia 30 de Novembro.

Após esta data divulgaremos aqui os testemunhos mais interessantes e apelativos. Até lá, passem pela biblioteca e façam “ouvir a vossa voz”!

Click to play this Smilebox scrapbook
Profª bibliotecária
Lígia Freitas


O PNL nas turmas 5ºB e 5ºF!

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, as turmas B e F, do 5º ano de escolaridade, sob a orientação da professora Maria Belém Ribeiro, leram e exploraram nas aulas, a obra O Rebanho Perdeu as Asas, do escritor António Mota.

Estava dado o mote para a realização de trabalhos relativos à obra lida e os alunos responderam ao desafio com a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre a anatomia das abelhas, a sua sociedade, a vida, o ciclo/produção do mel e até uma pesquisa sobre o vocabulário específico desta espécie animal.

Click to play this Smilebox collage
A acompanhar este trabalho de aprendizagem e de conhecimento os alunos deram também asas à sua criatividade e através da expressão plástica fizeram “nascer” várias abelhas, que encantaram pela diversidade dos materiais utilizados.
Foi com enorme satisfação que a Biblioteca Escolar expôs estes trabalhos com o objetivo de motivar outros alunos. Por esta razão, divulgamos aqui os seus trabalhos que servirão com certeza de fonte de inspiração!
Parabéns aos alunos das turmas 5ºB e 5ºF!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas


segunda-feira, 14 de novembro de 2011


O mês de outubro é considerado o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo objetivo é realçar as bibliotecas escolares de todo o mundo e valorizar o seu papel e a sua importância na educação das crianças e jovens.
Múltiplas são as iniciativas para comemorar tão importante data e o nosso Agrupamento/Biblioteca Escolar, em estreita parceria com o grupo de Língua Portuguesa, lançou um concurso de ilustrações/marcadores de livros/frases, aos alunos do 1º Ciclo e aos alunos do 5º Ano de escolaridade.

A participação no Concurso excedeu as expetativas, registando-se o envolvimento de 43 turmas, com a apresentação de 444 trabalhos, que foram expostos na nossa BE. Para além das turmas “concorrentes” ainda se registou a participação de mais 14 turmas (que se repartiram do 6º ao 9º anos) e que elaboraram mais 81 trabalhos!

Foi pois com enorme satisfação que ao estendermos esta atividade a todo o Agrupamento vimos todas as nossas EB1 a participarem ativamente e a colaborarem com empenho, valorizando esta iniciativa.
Difícil foi a tarefa de premiar os melhores trabalhos. No 1º Ciclo, a seleção dos trabalhos foi efetuada pelas professoras bibliotecárias Lígia Freitas e Catarina Drogas, que atribuíram 7 prémios; no 5º ano, a seleção dos trabalhos foi efetuada pela professora Lígia Freitas, que atribuiu 4 prémios. Todos os alunos vencedores irão receber um diploma e um prémio.

A todos os professores envolvidos na atividade e a todos os alunos premiados foi oferecido um íman comemorativo, elaborado para o efeito pelos professores de Educação Tecnológica, Arte Têxtil e Artes Visuais.
A todos os que se envolveram nesta comemoração e que com o seu contributo permitiram divulgar e demonstrar a importância da biblioteca escolar, um muito obrigada!

 Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Click to play this Smilebox slideshow




Com uma notável e inspiradora frase da aluna Inês Ramalho, da turma 7ºC, registamos aqui o nome dos alunos premiados no Concurso do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

                   A Biblioteca é um tapete de Aladino, uma nau de Colombo, um telescópio de Galileu, tudo isto ela abarca e causa assombro.
Inês Ramalho, 7ºC


Alunos premiados – 1º Ciclo

1º Prémio (em ex-aequo):

v  José Pedro Moreira Anacleto (2º AM – EB1de Meleças)

v  Guilherme Silva (3º AM – EB1de Meleças)


v  Mara Rodrigues Correia (3º BM1 – EB1/ JI Mira Sintra)

Menções Honrosas:

§  Guilherme Sacadura Ferreira (3º BM1 – EB1/JI Mira-Sintra)

§  Daniela Luzia Morais Ferreira (4º EM2 – EB1 nº2 Mira-Sintra)

§  Inês Filipe Afonso Vieira (4º BM – EB1de Meleças)

§  Marina Mirrado Silva (4º BM – EB1de Meleças)



Alunos premiados – 5º Ano

1º Prémio (em ex-aequo):

v  Sara Costa (turma 5º B)

v  Beatriz Tomé (turma 5º F)

2º Prémio

v  Diogo Viegas (turma 5º B)

3º Prémio

v  Margarida Rodrigues (turma 5º B)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Halloween na DDJ!


Click to play this Smilebox slideshow


O grupo de Inglês da nossa escola dinamizou a atividade do Halloween, em estreita parceria com o grupo de Educação Visual e Tecnológica e a Biblioteca Escolar. Um sugestivo cartaz, elaborado por professores de EVT, e colocado à entrada do polivalente dava o “mote” para tão apelativa comemoração e anunciava as várias iniciativas a realizar para a comemoração desta data:

 Na biblioteca (de 31 de Outubro a 5 de Novembro):

 - Decoração do espaço alusivo ao tema do Halloween – assistentes operacionais Graça Moreira, Irene Matos e profª bibliotecária;
- Exposição de trabalhos sob a temática “Fun With Words”- alunos 2º Ciclo;
- Exposição de Máscaras – alunos 7º Ano;
- Exposição de trabalhos de pesquisa – alunos 8º e 9º Anos;

 No polivalente: (2 de Novembro)

 - Decoração do polivalente com chapéus bidimensionais – alunos 5º Ano;
- Desfile e Concurso de Trajes de Halloween e Chapéus de Bruxa – alunos 6º Ano.

O envolvimento dos alunos foi contagiante que se repercutiu, imediatamente, na elevada afluência à biblioteca (às vezes a abarrotar!!!) com o intuito de “descobrirem” os seus trabalhos e admirar os dos colegas. Registou-se também a visita de alguns pais e encarregados de educação, que partilharam deste modo o entusiasmo sentido pelos seus educandos.

Já temos também os vencedores do concurso realizado no dia 2 de Novembro:

                         1º Prémio – Chapéu da turma 6ºO
                        2º Prémio – Chapéu da turma 6ºD
                        3º Prémio – Chapéu da turma 6ºC

 Parabéns às turmas vencedoras e a todos os que participaram e contribuíram para que a festa do Halloween tenha sido um êxito!

 Profª bibliotecária
Lígia Freitas