domingo, 9 de outubro de 2011

Descobrir as bandeiras … descobrir a República!

De 4 a 12 de outubro está patente na biblioteca da nossa escola a exposição “Bandeiras de Portugal”, exposição itinerante da Biblioteca-Museu da República e da Resistência, de Lisboa.

Esta exposição pretende divulgar um dos símbolos da República Portuguesa – a Bandeira Nacional – e cultivar junto das camadas mais jovens o respeito por este elemento tão representativo da nossa identidade, enaltecendo os valores da Liberdade e da Identidade.

Esta atividade, dinamizada pelos grupos História Geografia de Portugal e História em parceria com a Biblioteca Escolar, contou ainda com a colaboração de três professores de EVT, que elaboraram o cartaz de divulgação, que se encontra na entrada do polivalente.

As turmas de 6º ano poderão assistir a uma apresentação em slide show alusiva ao 5 de outubro e revelarão o que aprenderam através da resolução de um guião/questionário. A turma que revelar mais conhecimentos receberá um prémio e um diploma.


Quem visitar a biblioteca escolar pode ainda (re)descobrir a República através de jogos e atividades.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

À Descoberta da Biblioteca

Na semana de 26 a 30 de setembro, realizou-se, na biblioteca da escola, a atividade “À Descoberta da Biblioteca”, dirigida às 17 turmas do 5º ano de escolaridade. Esta atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar em estreita parceria com o grupo de Língua Portuguesa, teve como objectivo familiarizar os alunos, que chegam pela primeira vez à nossa escola, com o espaço físico e as zonas funcionais da BE, dando a conhecer, ao mesmo tempo, as Regras Gerais do seu funcionamento. Através de um jogo lúdico os alunos ficaram a conhecer a dinâmica da BE (serviços e funcionalidades) e como é que os livros estão arrumados/classificados.
Todos os alunos receberam também o Guia do Utilizador com informações úteis sobre toda a dinâmica da BE.
Das 81 equipas formadas, a que resolveu o Guia de Jogo de forma mais certeira e eficaz foi a equipa dos “Rebeldes”, da turma 5º O, constituída pelos seguintes alunos:


Hugo Carvalho
Hugo Figueiredo
Jéssica Mendes
José Lucas Anjos

... que resolveram o Guia de Jogo em 34 minutos e obtiveram 95 pontos!
Estes alunos receberão um diploma e um prémio!


Parabéns aos vencedores e votos de que todos sintam a biblioteca como um espaço multifuncional e dinâmico!

Profª Bibliotecária
Lígia Freitas