segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Hora do Conto na nossa BE!





A Hora do Conto é já um projecto continuado da nossa Biblioteca Escolar (BE) e insere-se nas actividades que pretendem promover a leitura e o hábito pela mesma.

Para a BE os projectos de promoção da leitura têm que ser realizados de uma forma continuada, pois a missão de aproximar os livros dos seus potenciais leitores, não é uma tarefa fácil! Tem sido com persistência e empenho que realizamos as sessões de leitura, com o intuito de formar leitores e de fazer com que estes adquiram o hábito e gosto pela leitura, tornando o leitor num sujeito activo.

Até à data já se realizaram 33 sessões, envolvendo 36 turmas, englobando as duas turmas do Pré-escolar, quatro turmas do 2º ano e as trinta turmas do 5º e 6º anos de escolaridade.

No mês de Março o livro escolhido foi A Raposa Azul das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que apresenta oito histórias tradicionais com mensagens universais. A leitura do livro é ainda apoiada por um guião de leitura, a ser explorado nas aulas de Língua Portuguesa e/ou de Estudo Acompanhado, com questões sobre as histórias lidas, com notas biográficas sobre as escritoras e dados informativos sobre a “raposa”.

As sessões do mês de Março foram dinamizadas pelas professoras Antonieta Almeida e Lígia Freitas, com a preciosa colaboração da assistente operacional Graça Moreira, que mais uma vez pintou o cenário alusivo ao livro apresentado.

No final de cada sessão lançámos um desafio aos alunos para apresentarem trabalhos sobre as histórias que ouviram e é com satisfação que divulgamos aqui, no blogue, dois desses trabalhos:

- o reconto da história, em verso, elaborado pelas alunas Helena Moreira e Inês Costa, da turma 5ºO;

- a ilustração realizada pela aluna Inês Sarmento, da turma 5ºL.

Às suas autoras os nossos parabéns!




Profª bibliotecária
Lígia Freitas